Pesquisadores da Unioeste apresentam metodologia de planejamento municipal

150426877694007281f77a6667b62d03fc4f235c7f

Os professores Camilo Freddy Morejon, Jandir Ferrera de Lima, Gustavo Biasoli Alves e Lucir Reinaldo Alves estiveram no município de Pato Bragado no dia 29 de agosto apresentando informações e experiências sobre o planejamento municipal e o desenvolvimento territorial inovador. A apresentação ocorreu para os servidores municipais, vereadores, prefeito e os membros do Conselho de Desenvolvimento de Pato Bragado (CODEBRA) na sede da Associação Empresarial de Pato Bragado (ACIBRA).

O objetivo foi sensibilizar os dirigentes e lideranças municipais sobre a necessidade de diagnóstico do desenvolvimento socioeconômico e a definição de metas, diretrizes e ações para o desenvolvimento do município. Na ocasião o professor Camilo Morejon expos a metodologia do Desenvolvimento Territorial Inovador e o papel que os agentes públicos e privados possuem para a proposição de políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável. A apresentação metodológica será a base para o planejamento do desenvolvimento do Município de Pato Bragado-2037.

Além da exposição sobre o desenvolvimento territorial inovador, também foi discutido a metodologia de Fórum de Desenvolvimento para estimular a participação da comunidade civil organizada. Segundo o professor Jandir Ferrera de Lima, o desenvolvimento parte de um projeto coletivo, um projeto de autotransformação da sociedade. Por isso, no Fórum de Desenvolvimento a comunidade é convidada a interagir, discutir seus problemas e apontar soluções para que se alcance o futuro desejado. O evento teve uma repercussão positiva e deve contribuir para potencializar as características de cidade inteligente, alegre, participativa, planejada, inovadora, empreendedora, visionária, sustentável e com elevada qualidade de vida. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) contribuindo com o desenvolvimento inovador dos municípios paranaenses.

As atividades dos professores vêm de encontro a participação do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) do Grupo de Pesquisa em Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento Territorial Sustentável (GPINOVA) nas atividades de planejamento econômico territorial no Oeste do Paraná.