Alunos de doutorado da Unioeste participam de estágio no exterior

1504208588ff4ad5504c22498335e69b41b54744eb

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está enviando por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 28 alunos para participar do Doutorado Sanduíche no Exterior.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, esses alunos participam de programas de doutorado da instituição e passaram por uma seleção para obter a bolsa do Doutorado Sanduíche. Os programas que tiveram alunos selecionados foram: Desenvolvimento Regional e Agronegócio; Sociedade, Cultura e Fronteiras, Engenharia Agrícola, Engenharia Química, Zootecnia, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Filosofia, História e Letras.

Os alunos estão sendo enviados para Instituições de Ensino de países de sua escolha, de acordo com a oferta de Coorientador no exterior. Dois irão para a Alemanha, cinco para a Espanha, nove para Portugal, quatro para os Estados Unidos, dois para a Itália. Além deles, Chile, Noruega, Dinamarca e Uruguai receberão um aluno.

A Unioeste teve além desses 28 alunos do ano de 2017, outros 17 participantes do Doutorado Sanduíche no Exterior em anos anteriores.

O objetivo do programa é oferecer bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior de forma a complementar os esforços despendidos, pelos programas de pós-graduação no Brasil, na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmico, de ensino e de pesquisa no país.

Nessa modalidade, alunos que estão matriculados regularmente em cursos de doutorado no Brasil, realizam parte do curso em instituição do exterior, retornando e permanecendo no Brasil para a integralização de créditos e defesa de tese. As bolsas são destinadas aos cursos de doutorado com nota 4 a 7 na avaliação da Capes.

Como Participar do Doutorado Sanduíche

Os alunos devem ter realizado o exame de qualificação para usufruir da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta, tratamento de dados, e desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil.

Cada programa de doutorado no ano de 2017 teve direito a uma cota anual no período de 12 meses, podendo a quantidade de bolsas variar de acordo com a duração das propostas oferecidas. Um programa pode enviar até três alunos, contemplando cada qual com 4 meses no exterior. A duração de cada bolsa é de no mínimo 4 meses e no máximo, os 12 meses oferecidos pela Capes.

Para ser selecionado, o aluno além de estar matriculado em um programa de doutorado no Brasil, deve apresentar candidatura individual, exame de proficiência em língua estrangeira,  não acumular a bolsa de doutorado sanduíche com outras bolsas no Brasil, não ter sido contemplado com tal bolsa, não ultrapassar o período regulamentar do curso para defesa da tese, ter integralizado um número de créditos referentes ao programa de doutorado no Brasil que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso e ter obtido aprovação no exame de qualificação.