Feira Internacional de Ciência e Inovações integra a 5ª FEMAI

aaaaaaa

Maratona para discutir novas ideias e desenvolver soluções em saúde pública, talk show de empreendedorismo inovador, apresentação de projetos, entre outras atividades relacionadas à inovação, compõem a programa­ção da INNOVACITIES (Feira In­ternacional de Ciência Aplicada, Invenções e Inovações). Ela acon­tecerá simultaneamente durante a 5a FEMAI (Feira de Máquinas, Automação e Indústria) e envol­ve a Associação Brasil Interna­cional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR), universidades, Sebrae, reunindo quase 30 instituições.

A 5a FEMAI reunirá cerca de 60 expositores do setor in­dustrial, nos dias 20 a 22 de se­tembro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo.

A feira de ciências propicia a apresentação de mais novida­des em tecnologia e inovação e atrairá um público diferenciado. "Uma novidade será uma espécie de maratona, para desenvolver projetos voltados a resolver pro­blemas pontuais na área de saú­de, que depois serão de domínio público”, explica o diretor de Fei­ras da ACIT, Gilberto Menoncin.

Expansão

De acordo com a diretora de Educação e Eventos da Asso­ciação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empre­endedores Inovadores (ABIPIR), Mariangela Lúckmann, a Feira de Inovação INNOVACITIES INTER­NATIONAL BUSINESS foi pensada para conectar pessoas. "A priori­dade será aproximar a Academia, os negócios empreendedores, os inventores, estudantes e pesqui­sadores do Oeste do Paraná por meio de ecossistemas de inova­ção. Integrada à FEMAI, evento importantíssimo e consagrado na automação industrial e comercial para a região, iniciaremos nova fase de expansão e internacio­nalização", salienta Mariangela.

A programação trará várias novidades, além das exposições de inovações tecnológicas e so­ciais, afirma Mariangela. Entre elas, cita o pioneiro Hackaton IN­NOVACITIES sobre os desafios da Saúde Pública, para o qual estão sendo convidados antecipada­mente os interessados por meio de edital informando as regras de participação; o Painel sobre o Desenvolvimento Territorial do Oeste do Paraná, a partir da Inovação e Internacionalização, o Encontro dos Núcleos de Tec­nologia do Paraná; o Fórum de Inovação APL Iguassu IT, e a Reu­nião SRI - Câmara Técnica de Ma­teriais de Transporte do Oeste.

"A certeza que temos, com a parceria de organização de 26 diferentes e renomadas insti­tuições, é o sucesso antecipado das portas que se abrem e reali­zações daqueles que enfrentam os desafios de atender as de­mandas do século XXI de forma colaborativa. Este evento é uma oportunidade ímpar de conectar- -se a novos parceiros de inovação e negócios", destaca Mariangela.

Integração

Para o professor Reginaldo Ferreira, coordenador do NIT da Unioeste, a FEMAI será um mo­mento privilegiado para reunir parceiros que trabalham com ino­vação. "Integrando a Femai, a IN- NOVACITIES possibilitará levar os principais atores da inovação do estado em um mesmo espaço."

Além dos Núcleos de Inova­ção Tecnológica de universida­des paranaenses, também esta­rão envolvidos órgãos como o Programa Oeste em Desenvolvi­mento, Sebrae, Fundetec (Fun­dação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cas­cavel), entre outros. "Temos 17 NITs nas universidades, os quais estão se comprometendo em participar. O Núcleo de Maringá, por exemplo, mostrará um pro­tótipo de simulador de aciden­tes. O PTI possivelmente levará o carro elétrico. Praticamente todas as universidades levarão seus materiais de inovação já pa­tenteados. O objetivo é mostrar para o empresariado e socieda­de, de modo geral, os projetos em tecnologia e inovação que podem ser transferidos para ou­tros parceiros", frisa Ferreira.

Hackathon

O evento consiste em uma maratona de inovação, de pro­gramação e de criação de so­luções inovadoras para pro­blemas pré-definidos. O tema escolhido é "Saúde e Inovação Social", com o objetivo de ajudar a sociedade a ter uma saúde me­lhor, explica o consultor do Se­brae e responsável técnico pelo evento, Adriano Luiz Spanhol.

Será um evento voltado para profissionais de toda a cadeia da saúde: médicos, enfermeiros, so- corristas, dentistas, fisioterapias e outras especialidades, assis­tentes sociais, entre outros, além de pessoal da área de tecnologia e design, programadores e publi­citários. "Quem sofre os proble­mas da saúde e quem tem compe­tência técnica de criar produtos novos, estarão juntos, criando soluções de inovação", explica.

Como vai Funcionar
No primeiro dia, os partici­pantes receberão um rápido treinamento sobre processos de inovação e prototipação, formarão 'times' para resolver os problemas apresentados e terão dois dias para transfor­mar isso em solução que possa ser utilizada pela comunidade.

Conforme Adriano, durante o evento os participantes te­rão apoio de mentores que os ajudarão a criar soluções me­lhores. "O propósito é que eles resolvam problemas estruturais da saúde pública e terminem o evento com soluções pron­tas para serem usadas", frisa.

Segundo Adriano, para a abertura e apresentação do Ha­ckathon está programado uma atividade diferenciada: um me­etup. "Meetup basicamente é um encontro em um bar de pessoas discutindo inovação. Será um encontro descontraí­do para discussão de inovação e networking, no hall do cen­tro de convenções", explica.