Unioeste realiza análise de solo no Aeroporto de Cascavel

Prova de carga 5A retomada das obras de ampliação do Aeroporto Municipal Coronel Adalberto Mendes da Silva, de Cascavel, promoveu uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Entre as obras, está prevista a pista do pátio de estacionamento de aeronaves do aeroporto. Para executar o projeto, uma equipe especializada de professores do curso de Engenharia Civil da Unioeste realizou a análise do solo do local em que ficará o pátio.

O estudo foi coordenado pelos professores Décio Lopes Cardoso e Guilherme Irineu Venson. Guilherme explica que a Secretaria de Planejamento precisa da análise para definir detalhes técnicos da pista. “Para o projeto dessa pista, que é definir a espessura que ela vai ter, eles necessitam desse parâmetro, dessa propriedade do solo, que é obtida por meio desse ensaio”, explica o professor. A análise também faz parte das normas de segurança.

O trabalho realizado no local utilizou instrumentos da Unioeste e ainda equipamentos que foram fornecidos pela Prefeitura para auxiliar nos testes. “Lá foi realizada uma prova de carga estática que consiste em aplicar pressão em uma placa contra o solo. O resultado fornece a resistência desse solo para o projeto do pavimento”, fala Guilherme. Além disso, amostras do solo também foram analisadas no Laboratório de Geotecnia do Campus de Cascavel. “Aqui essas amostras são pesadas, colocadas em estufas e se obtém as propriedades do solo. Alguns ensaios especiais também são necessários e confirmam os resultados que a gente obteve na prova de carga”, explica. Todos os testes seguem normas nacionais e normas internacionais.

Na região, a Unioeste é a única instituição com capacidade técnica para execução desse tipo de análise. É também uma oportunidade para os alunos, que puderam acompanhar o estudo. Além disso, o trabalho não custou nada ao município. “Auxiliar no projeto desse pátio de estacionamento é um grande benefício para toda a região que vai usufruir desse aeroporto. A Unioeste retorna a sociedade o investimento que ela faz na gente”, finaliza Guilherme.

Prova_de_carga_1.jpeg

Prova_de_carga_2.jpeg