Engenharia de pesca comemora 20 anos de implantação do curso com confraternização

IMG 5954 copy

Em comemoração aos 20 anos do curso de graduação em Engenharia de Pesca e aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, ambos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo, graduandos, pós-graduandos, professores, formados e convidados confraternizaram com um almoço na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo no último domingo (20).

O almoço foi organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (Caep) com apoio dos coordenadores do curso de graduação Profª Maria do Carmo Gominho Rosa, do programa de pós-graduação Prof. Altevir Signor e do diretor do Campus de Toledo Prof. Remi Schorn. Na ocasião, destacou-se a merecida homenagem e agradecimentos a convidados especiais.

Os engenheiros de pesca Robert Hickson e Taciano César Freire Maranhão, funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), assim como William Severi, na época, funcionário da EMATER-PR e atualmente professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foram lembrados e homenageados pelo trabalho em prol da implantação do curso de graduação na década de 1990, mostrando à comunidade do município a necessidade da especialização de mão de obra para atender a emergente atividade da piscicultura.

Os professores, Sergio Makrakis primeiro coordenador do curso de graduação e Maristela Cavicchioli Makrakis primeira coordenadora do programa de pós-graduação, foram homenageados por seus esforços para a elaboração dos projetos pedagógicos necessários à implantação dos respectivos cursos.

Em seus discursos, todos os homenageados lembraram de fatos, pessoas e instituições envolvidas, tais como a EMATER-PR, que fizeram parte da História de Toledo, da Unioeste e da atividade de piscicultura que hoje se encontra plenamente estabelecida como cadeia produtiva e inserida na economia da região oeste e do estado do Paraná.

A atual diretoria do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca, que organizou a confraternização e homenagens, é composta pelos acadêmicos Jorge Vicente Pereira Neto (presidente), Jefferson Machado de Vargas, Karolyne Filadelfo, Mateus Mergen, William Eduardo Gonçalves, Renan Luiz Philippsen Dewes e Jorge Vinicius Takahashi.