Memorial e selo marcam comemorações dos 45 anos do Campus de Cascavel da Unioeste

20819640 111740176193920 7580830060831541095 o

Há 45 anos, o Oeste do Paraná viu a aula inaugural da primeira instituição de ensino superior da região. E, para comemorar a data em que a Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel), que, hoje, é o Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) iniciou as atividades, foram lançados um selo comemorativo e o Memorial dos Fundadores do Campus.

A história da Fecivel foi marcada por muita luta e resistência. O primeiro diretor da instituição, Jamil Lourenço, esteve presente e conta que quando foi convidado para ajudar, o local em que fica o Campus era apenas um grande terreno que ficava distante da cidade. “Isso aqui era só mato. Foi construído tijolo por tijolo. Na época não havia nenhuma faculdade na região, então, ver isso hoje me dá uma alegria imensa”, lembra Jamil Lourenço.

“Ter a presença do primeiro diretor e de alguns dos primeiros professores da Fecivel torna esse momento muito especial. É muito importante a gente lembrar de quem ajudou a construir isso aqui para que se tornasse o que é hoje”, exalta o diretor geral do Campus de Cascavel, Alexandre Almeida Webber. A festa teve a participação de várias pessoas que estiveram envolvidas com o processo de implantação da Fecivel, que foram os grandes homenageados da noite.

A Associação dos Docentes da Unioeste de Cascavel (ADUC) doou o Memorial dos Fundadores do Campus a instituição. O monumento representa os primeiros professores e funcionários contratados pela Fecivel. Ele também homenageia pessoas e autoridades que tiveram participação na implantação da primeira instituição de ensino superior da região. “Queremos valorizar o esforço e a dedicação dessas pessoas em uma época em que Cascavel ainda era muito jovem e ficava distante de tudo. O que se quer é agradecer essas pessoas”, diz o presidente da ADUC, professor Vilmar Malacarne.

O Memorial foi desenhado pelo arquiteto Caio Smolarek Dias. Ele explica que os elementos utilizados surgiram do conceito de que a educação também é a fundação e, por isso, surgiram os pilares. “Foi a junção de um elemento construtivo com um elemento conceitual aludindo a educação, que seria a prancha”, explica Caio. O monumento é feito de materiais que vão se modificar com o tempo de forma proposital, como o aço e o concreto.

20934914_111750929526178_8875103100667886872_o.jpg

O Campus de Cascavel é o maior da Unioeste. São 22 cursos de graduação na modalidade presencial com 3.086 alunos matriculados e 4 cursos a distância com 1.423 alunos matriculados. Hoje, são 15 cursos de pós-graduação stricto sensu que são doutorados e mestrados, com 917 alunos. Também são 14 residências nas áreas de saúde e 7 cursos de especializações nas diversas áreas do conhecimento com 158 alunos. O Programa de Ensino de Línguas possui 2.014 alunos matriculados.