Campus de Cascavel comemora aniversário e inaugura representação do Sistema Solar

15028952464015bc27d786b55339930e97f290ccb4

A manhã do aniversário de 45 anos do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi marcada pela inauguração do Sistema Solar no Espaço Ciência. O Espaço, que fica no canteiro central do Campus, é destinado a descobertas e experimento, no local, também já estão o Relógio do Sol e a Cápsula do Tempo.

Segundo o idealizador dos projetos, o professor Vilmar Malacarne, do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Ciência e Matemática, o Brasil possui um dos piores índices de avaliação internacional no que diz respeito a aprendizagem em Ciências. “Nós estamos criando, aos poucos, um lugar destinado às crianças. Para elas gostarem e quererem aprender Ciências”, explica o professor Malacarne.

O Espaço Ciência é um local que serve tanto para os acadêmicos quanto para crianças ou estudantes de escolas que queiram conhecer a ciência de forma mais participativa. “Tudo que envolva o ensino e a ciência, que sirva tanto para os nossos alunos quanto para a comunidade vir a universidade é essencial. É fundamental que a universidade sirva de espaço de estudo para a juventude para que esses jovens atuem no desenvolvimento da nossa região e do nosso estado”, diz o diretor geral do Campus de Cascavel, Alexandre Almeida Webber.

1502895433b96c84dffa0b5f929eb42969f1df7582.jpg
Mas, e por que um Sistema Solar? De acordo o professor Malacarne “A maioria dos livros passa uma imagem distorcida do que é o nosso Sistema Solar”. O tamanho, as proporções e a localização dos planetas nem sempre estão representados conforme a realidade. No Sistema Solar do Campus, os planetas estão na posição exata do dia 16 de agosto de 2017, quando o Campus completa 45 anos. “Existem muitos sites que nos permitem saber a exata localização dos planetas em cada dia do ano durante toda a existência e nós buscamos a data específica do aniversário de 45 anos do Campus”, completa o professor. Até mesmo as cores foram colocadas conforme são observadas aqui da Terra.

O Sistema Solar da Unioeste é todo feito com bancos de concreto e os planetas foram confeccionados em aço. Para que fosse possível colocar todos os planetas de forma visível e no mesmo espaço, foi preciso utilizar duas escalas, uma que diz respeito ao tamanho dos planetas e outra para a distância entre os astros. Todos os planetas estão identificados com uma placa com um conjunto de informações sobre cada um deles.

15028954854b419a3fdb924f9e416871c59509c10b.jpg

Esses dados foram estudados e calculados por alunos e professores de vários cursos da instituição. O projeto foi executado com apoio do Campus de Cascavel e da Associação dos Docentes da Unioeste de Cascavel (ADUC).

Durante o restante do dia, outros eventos em comemoração aos 45 anos do Campus acontecem. Ao meio-dia, o Restaurante Universitário servirá um cardápio diferenciado também em comemoração ao aniversário do Campus. Às 19 horas, uma cerimônia vai homenagear diversas pessoas que tiveram participação na história da instituição, haverá também o lançamento do selo comemorativo dos 45 anos do Campus. O evento também será marcado pela inauguração do Memorial dos Fundadores do Campus, que está localizado entre as passarelas de acesso ao prédio de salas de aula.