Unioeste participa de programa de piscicultura em Missal

IMG_8352_1.jpg

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a prefeitura de Missal e o Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), pretende incentivar a produção da piscicultura na região, por meio do Programa de Desenvolvimento da Piscicultura Agroindustrial de Missal.

O programa pretende incentivar a produção racional de tilápias no município, e fazer um estudo técnico e econômico para o desenvolvimento da piscicultura agroindustrial municipal e a implantação de um frigorífico para abate de peixes, além de apoiar o programa de capacitação dos piscicultores. Este projeto de desenvolvimento local vai fazer um levantamento técnico e econômico da piscicultura e das estruturas necessárias para incentivar os empresários a investir no setor de produção e industrialização do pescado, produzidos pelos piscicultores do município e região, que certamente vai contribuir com a diversificação da produção agropecuária, com a agregação de valor a produção local, a geração de renda aos produtores, e a geração de empregos na agroindústria e nos setores de serviços e de apoio técnico e logístico.

Para a Unioeste estas ações de extensão universitária, além de envolverem os professores e pesquisadores, possibilitam que seus alunos envolvidos tenha um ensino teórico aliado com a prática, e mostra a importância do papel da universidade como indutor do desenvolvimento local e regional, mostrando que a universidade pode e deve contribuir com as políticas públicas que proporcionem o desenvolvimento econômico sustentável da sua região.