“Cine Università” proporciona reflexões sobre imigração

Cine Università cartaz finalizado 1 1Cultura, identidade, conflitos, preconceitos, políticas, rejeição, acolhimento. Quando se fala em imigração, são esses os temas que acabam surgindo e que fazem com que se reflita o conceito de diversidade. Pensando no desenvolvimento intercultural, não apenas de estudantes de italiano, mas também da comunidade cascavelense, é que foi criado o projeto de exibição e discussão de filmes, "Cine Università. Immigrazione in Italia oggi", o qual será desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nos dias 17 e 23 de agosto, e 5 e 9 de setembro, das 19h30 às 21h30, no mini auditório III do Campus de Cascavel.

“O objetivo do projeto é mostrar as situações difíceis pelas quais passam os imigrantes na Itália, a fim de ressaltar o aspecto humano da questão”, salienta a professora do curso de Letras Italiano, da Unioeste, Rosemary Zanette, coordenadora da atividade. “Em 2014 realizei o projeto com a mesma proposta, porém atualmente o tema está tendo maior divulgação, até mesmo pelos imigrantes que o Brasil também está recebendo”, nota a docente. Lembra, ainda, que há o limite de 60 vagas para o projeto.

Para o acadêmico do terceiro ano de Letras Português/Italiano, monitor responsável pelo projeto, Gabriel Bonatto Roani, é importante conhecer a Itália culturalmente. “Os conflitos e problemas sociais lá existentes também fazem parte dessa compreensão. Essa é, também, uma forma de reconhecer e desconstruir os preconceitos em relação aos imigrantes”, destaca o estudante. Ele aponta, ainda, que o projeto é destinado não apenas para estudantes de italiano, mas a toda comunidade. As exibições e as discussões sobre os filmes serão conduzidas por acadêmicos de Letras Português/Italiano e de professora mestra em Letras pela Unioeste. Todos os filmes serão exibidos em língua italiana, com legendas em português. Mais informações pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..