Professoras da Unioeste participam do Women's World

profs.jpg

ww_copy.png

As professoras Drª Ivonete Pereira e Carla Cristina Nacke Conradi, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estarão presentes no evento Women's World (Mundo de Mulheres) representando o Laboratório de Pesquisa e Estudos de Gênero (LAPEG), ofertando e coordenando simpósios temáticos acerca de questões defendidas pelo LAPEG, como gênero, mulheres, feminismo, combate a violência, entre outros.

O evento, que acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, será sediado pela primeira vez na América do Sul, ocorre de 30 de julho a 04 de agosto e promoverá um encontro internacional sobre estudos de gênero e feminismo, contando com as seguintes temáticas centrais: “Transformações, Conexões, Deslocamentos”. A ocasião reunirá acadêmicas/os, pesquisadoras/os e ativistas – das questões de gênero, mulheres, direitos humanos, entre outros – de diversas partes do mundo.

Deste modo, no evento, a professora/doutora Carla Cristina Nacke Conradi (Unioeste), juntamente com a professora/doutora Maria de Los Angeles Arias Guevera (Universidad Holguin) coordenarão o Simpósio Temático 123 – Las mujeres ante los conflictos em América Latina: Género, Resistencia y Memoria. Assim como, a Professora Doutora Ivonete Pereira (Unioeste) em conjunto com a professora/doutora Lydia Huerta (Westerm New Mexico University) coordenarão o Simpósio Temático 117 – A produção histórica sociocultural da violência de gênero. Na ocasião a bolsista egressa Lidiane Karina Wentz, graduada em História pela Unioeste, Campus Marechal Cândido Rondon, estará representando o LAPEG, apresentando-se no Simpósio Temático 117.

Este é um evento que reúne pessoas, em especial mulheres, de todas as partes do mundo, tanto da academia como do ativismo. O encontro mobiliza setores diversos do feminismo, que vêm conquistando espaços nas últimas décadas, promovendo debates, releituras e autocríticas. A luta feminista é cotidiana, repleta de desafios, e ela se atualiza nas discussões promovidas em cada encontro, nas trocas de experiências, propostas de ação e no aprofundamento de situações locais. O objetivo é alargar esse lugar de diálogo para uma perspectiva mundial, afastada da hierarquia Norte-Sul, ou seja, um espaço onde se possa ouvir outras vozes, novas propostas, valorizar saberes, ampliar horizontes de estudo e de ativismo. Desta feita, será possível propor perspectivas inclusivas para os estudos e possibilitar construções feministas.