Professor da Unicamp ministra seminário na Unioeste

posgraduacaoBanner_copy.png

Com o objetivo de discutir os diversos aspectos da relevância de pensamento linguístico para os momentos atuais, na semana passada, o professor Dr. Kanavillil Rajagopalan da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ministrou o Seminário Avançado intitulado "O ensino de línguas como parte integral da política linguística: A necessidade e uma abordagem crítica”, para os alunos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. Kanavillil é autor do livro “Por uma Linguística Crítica” e de outras diversas publicações nacionais e internacionais.

A professora Dra. Lourdes Kaminski Alves, coordenadora do Programa falou sobre a importância em ofertar a esta geração de alunos, aulas com pesquisadores autores que fizeram e fazem parte da história de produção de conhecimentos e inovação na área de Letras e Linguística do país e que ajudaram a consolidar campos de conhecimentos caros à área. Em especial, refletir sobre a problemática do envolvimento do linguista em assuntos de cunho político que tanto saltam aos olhos na atualidade. O tema do Seminário Avançado permitiu a articulação com outras temáticas da contemporaneidade no campo da Linguística Aplicada e campos afins, e propiciou discutir temas como globalização, transculturação, translanguaging e multilinguismo e a relação destes temas no contexto decolonial.