Comitiva do Paraguai Visita Unioeste

Visita PYA Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu a visita da comitiva Paraguaia que contou com dois professores e sete alunos da Universidad Nacional de Canindeyú (Unican). O “I Encontro de Cooperação da Unioeste – Unican: Ciências Sociais Aplicadas”, foi realizado na 3º semana de julho (dias 17 a 21) e teve como premissa estreitar os laços de cooperação entre as Instituições.

O evento realizado pela Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ARI) da Unioeste contou com o apoio irrestrito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (CCSA) e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA).  Além de visitas técnicas, workshop e palestras, a comitiva também assistiu aulas de graduação nos cursos de administração e contabilidade e pós-graduação no mestrado de administração, campus de Cascavel, e em Toledo houve uma aula sobre o desenvolvimento regional local.

Os alunos da Unioeste, campus Cascavel, foram contemplados com uma palestra motivada pelos discentes da Unican, intitulada “Sistema tributário do Paraguai”. Na oportunidade, estiveram presentes 173 pessoas e contará com certificado, considerando a lista de presença realizada no local. A ARI encaminhará via correio eletrônico o certificado de participação aos ouvintes até dia 28/07, caso o participante não receba, orienta-se dirigir-se até a ARI ou contate via e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Visita PY2

Dia 1 – Professor Lucir Alves, palestra PGDRA: “Restruturação produtiva e desenvolvimento local: o caso do município de Toledo).

Visita PY3Dia 1 – Comitiva PY visita campus de Toledo.

Visita PY4Dia 1 Daiane Giollo.– Visita técnica Primato Cooperativa Agroindustrial, coordenada pela analista Thaís

Visita PY10

Dia 2 – Comitiva PY visita Reitoria

Visita PY5

Dia 2 – Comitiva PY visita campus de Cascavel.

Vista PY7Dia 2 – Visita técnica Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), coordenada pelo Jenisson Rotter Bearzi do Centro Incubador Tecnológico.

Visita PY8

Dia 4 – Reunião com membros do grupo de pesquisa em Administração, professores: Elizandra da Silva, Claudio Rafael Garcia, Loreni Teresinha Brandalise, Lilian Graciela Rolon e Geysler Rogis Flor Bertolini.

Visita PY9Dia 5 – Workshop: Simulação empresarial com o uso de planilhas eletrônicas, motivada pelo professor Edison Leismann.

Para o Decano Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales Professor Lic. Víctor Ariel Ramírez “a parceria com a Unioeste é estratégica para a Unican. Queremos copiar o modelo de gestão da Unioeste e em parceria dar qualificação aos nossos professores”.

Segundo Rafael Mattiello da ARI “Estimular os laços cooperativos com a Universidad Nacional de Canindeyú , além de fortalecer a cooperação Sul-Sul, permite que avancemos conjuntamente na internacionalização de nossas instituições, oportunizando ações reais de pesquisa e extensão internacionais, ao mesmo tempo que criamos um ambiente mais multicultural em nossos campi. A Unican já é grande parceira da Unioeste. Este encontro traz mais perto da base as possibilidades de colaboração interinstitucionais latino-americanas”.