Projeto de extensão retoma horta da Amarbem

qqq

Visando o benefício da comunidade e dos futuros estudantes os moradores do bairro Padre Ulrico em Francisco Beltrão retomaram as atividades da horta da Associação Marrecas de Bem-Estar (Amarbem). A retomada da horta faz parte do projeto de extensão de resgate dos saberes das plantas medicinais como patrimônio, um convênio entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Ministério de Educação (MEC) / Sistema de Seleção Unificada (SISU)

A parceria visa que os moradores, juntamente com os futuros estudantes da Amarbem cuidem da horta, que servirá à comunidade e, o excedente, aos alunos. Segundo Roseli Alves, professora e coordenadora do projeto de extensão, as plantas vêm do viveiro da Unioeste, que fica no Parque Irmão Cirilo, numa parceria com Prefeitura, pelo do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Meio Ambiente, Associação de Moradores, Associação da Igreja Sagrado Coração e Clube de Mães.

Participam do projeto lideranças da comunidade, como Antoninho Brizola, do Conselho da Igreja Sagrado Coração, e Cleiton Wagner, funcionário da Amarbem. Dona Maria da Luz, que cursa a Universidade da Terceira Idade (Unati), também está envolvida no projeto.

As atividades não têm fins lucrativos, e são apenas em benefício da comunidade onde quem trabalha também se beneficia da produção. Este projeto é inspirado no que acontece em Maringá, onde há mais de 25 hortas comunitárias.

1º Concurso de Hortas do bairro

Várias ações estão em desenvolvimento, como curso sobre uso das plantas medicinais e aromáticas com as mulheres dos clubes de mães; curso com jovens sobre importância das plantas medicinais e lançamento do 1º Concurso de Hortas do Bairro Padre Ulrico. As inscrições para o concurso seguem até dia 8 de agosto, em duas categorias: hortas horizontais e hortas verticais. “O objetivo é incentivar os cuidados com as hortas e também motivar os moradores a cultivá-las”, afirma a professora Roseli.