Debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE)

IMG 1347 copy

Com o tema “Curricularização da Extensão”, foi encerrada na última  terça-feira (11) a segunda rodada de conversas sobre para atender a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que trata de “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.

Segundo o pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Rosalvo Schütz , “a extensão universitária é importante para a construção de uma universidade aberta, participativa, formativa e autônoma como experiência formativa que transcende apenas a informação”.

A ideia, explica ele, é mostrar que a universidade é o espaço formativo de pessoas que serão atuantes diretamente na sociedade. “Vários estudos indicam novos caminhos que podem ser abertos pela extensão universitária com um diferencial fundamental: os participantes dos programas e projetos de extensão universitária tendem a não abandonar os cursos, ou seja, com formação adequada por meio da extensão a evasão dos alunos diminui radicalmente, aumentando ainda mais a ideia de que a universidade pública é nossa, é livre e é de todos!” reforça.

Rosalvo salienta ainda que o guia para as ações extensionistas deve ser a “dupla hermenêutica”, ou seja, o diálogo colaborativo entre a comunidade e a comunidade universitária, desenvolvendo, criando, introduzindo e modificando as relações entre todos. “Cabe nós cumprir e fortalecer o papel da universidade pública propiciando formação, tanto profissional, quanto cidadão qualificado para que nosso país possa se tornar melhor e mais digno. Obrigado a todos que participaram dos encontros” diz Rosalvo.

Participaram, coordenadores de cursos, representantes dos centros, docentes, discentes e bolsistas de extensão dos cursos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do Campus de Toledo além de representantes das pró-reitorias de ensino e extensão.