Acadêmica apresenta trabalho sobre Geoturismo

Campus de Marechal Cândido Rondon copy copy copy copy copy

O curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon realiza na próxima segunda-feira, dia 17, solenidade de entrega do trabalho de Iniciação Cientifica Voluntária-ICV “Geoturismo em São Roque”, elaborado pela acadêmica Bárbara Cristina da Fonseca.

A entrega do trabalho ocorrerá às 9 horas no laboratório de Geologia e Pedologia da Unioeste.

A pesquisa foi desenvolvida no município de Marechal Cândido Rondon no distrito de São Roque e contou com o apoio da comunidade local, onde verificou-se o potencial geoturístico de São Roque, sua formação geológica e geomorfológica.

A localidade de São Roque está inserida na segunda maior área de derramamento de lava vulcânica continental do mundo. Este derramamento ocorreu aproximadamente a 140 milhões a 65 milhões de anos no cretáceo. Os tipos de vulcões que existiam na região provavelmente se assemelhavam muito aos vulcões do tipo fissural que ocorrem no Hawaii como o Kilauea gerando erupções extrusivas.

Neste sentido, a Universidade quer contribuir com a população local no sentido de divulgar o patrimônio geológico de Marechal Cândido Rondon, incentivando as práticas educacionais e turísticas com a caracterização da geodiversidade local.