Unioeste e NRE Cascavel realizam formação de docentes

14998028834678baed9c159ea623d095a194965ad3

Nesta semana, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, através do Programa de Educação Especial (PEE) e em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico (CAP Estadual) na área da Deficiência Visual, do Núcleo Regional da Educação - NRE Cascavel, promove um curso de informática para docentes do Atendimento Educacional Especializado na Área Visual, para alunos cegos e de baixa visão de escolas comuns.

De acordo com organizadores do programa, a Universidade e o PEE tem parceria com o CAP Estadual na área da Deficiência Visual há vários anos, contribuindo para o processo de reflexão sobre a prática pedagógica dos professores. “O curso pretende capacitar esses docentes no que se refere à formação teórica quanto aos fundamentos de defectologia, sistematizada por Vigotski (1997), para uma formação mais consistente e que contribua com o processo de validez social das pessoas cegas e de baixa visão. A formação prática visa ao conhecimento e uso dos softwares Mecdaisy, Dosvox e NVDA para fins educacionais e demais necessidades de aprendizagem dos alunos com deficiência visual no acesso à informática”, explica a professora Lucia Zanato Tureck, coordenadora do Programa de Educação Especial na Unioeste.

O curso é realizado no laboratório de informática do Campus de Cascavel, e ministrado pela professora Vandiana Borba Wilhelm, pedagoga do CAP, com 56 horas de estudos teóricos e práticos. A

A professora Lucia ressalta que nos últimos anos, o ingresso de alunos com deficiência visual em escolas comuns tem aumentado significativamente. “Este dado pode ser constatado nos próprios indicadores do Censo Escolar disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP/MEC), bem como em particular no Departamento de Educação Especial, da SEED do Estado do Paraná”, explica ela.

Os professores cursistas presentes atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais de escolas estaduais e municipais de: Cascavel, Assis Chateaubriand, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Céu Azul, Ubiratã, Jesuítas, Foz do Iguaçu e Marechal Candido Rondon.

Segundo a professora, projetos de extensão como este constituem os espaços de divulgação dos estudos e pesquisas realizados, concretiza a missão da Universidade quanto à disseminação do conhecimento científico e atuação contundente nos processos de inclusão social. “Ao completar, em 2017, seus 20 anos de atuação, o PEE confirma a importância e a necessidade da atuação da Educação Especial no Ensino Superior, articulada com a Educação Básica e, principalmente, com o movimento social das pessoas com deficiência, demonstrando à comunidade interna da Unioeste e à sociedade o valor humano do processo inclusivo”, finaliza Luciana.