Curso de Italiano para professores é um sucesso

3-x5-Grande-Bandeira-Nacional-de-Polieacute.jpg

Na última segunda-feira (3), o curso de Italiano para docentes: "Aggiornamento per insegnanti di italiano 2017"; concluiu as atividades da sua primeira turma. O projeto foi promovido pelo curso de Letras - Português/Italiano da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel.

De acordo com a professora Rosemary Irene Castañeda Zanette, coordenadora deste projeto de extensão, o curso promoveu a atualização de professores de italiano, com carga horária de 40 horas. “Nossas atividades contaram com aulas, leituras dirigidas, discussões e apresentações. O objetivo principal foi proporcionar aos professores atuantes na cidade e região os novos direcionamentos e novas pesquisas no ensino desta língua estrangeira. Além disso, os encontros aproximaram as professoras, que trabalham com realidades e questões semelhantes. O pensar em conjunto foi bastante produtivo”, explica ela.

O curso envolveu a Pós-Graduação em Letras da Unioeste, tendo aulas com o mestre Joni Márcio Dorneles Fontella, duas mestrandas Amanda Kristensen de Camargo e Vanessa Spinelo Heydt, além da acadêmica Vanessa Correia Tavares, que desenvolve um projeto de Iniciação Científica.

Foram atendidos professores do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), professores do Programa de Ensino de Línguas (PEL) da Unioeste além de outros docentes da área que se interessaram pelo curso. No CELEM são atendidas sete escolas, em vários bairros, com aproximadamente 200 alunos. No PEL são aproximadamente 60 alunos frequentando as aulas.

“A universidade cumpre seu papel, não apenas formando professores, mas também oferecendo suporte, levando em conta que a região apresenta receptividade positiva para a língua italiana, tanto por questões de descendência, quanto por razões culturais”, finaliza Rosemary Zanette.