Alunos visitam Universidade e empresas em Santa Fé na Argentina

WhatsApp Image 2017 06 29 at 15.15.55Alunos do mestrado vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PCF) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná  (Unioeste), participaram, no mês de junho, da 1ª Visita Técnica Internacional na Universidade Nacional do Litoral (UNL) em Santa Fé na Argentina.

A visita teve como objetivo realizar visitas à institutos de pesquisa da UNL e a empresas da área farmacêutica e de alimentos em Santa Fé. De acordo com a professora Luciana Fariña, coordenadora do mestrado, o intuito foi conhecer inovações, serviços e pesquisas desenvolvidos no pais vizinho, buscando parcerias para a internacionalização do Programa e trazendo experiências internacionais para os alunos na área de Ciências Farmacêuticas, Biotecnologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, que são áreas envolvidas nos trabalhos desenvolvidos dentro do PCF-Unioeste. As visitas foram possíveis graças ao apoio e a organização do Prof. Dr. Gabriel Vinderola (UNL) e à PRPPG por meio do Edital nº 05/2017 com recursos CAPES.

Entre as reuniões técnicas, os alunos visitaram os laboratórios de plantas piloto do Instituto de Lactologia Industrial (INLAIN); O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITA), que desenvolve pesquisas em diversas áreas como conservação de alimentos, tecnologia de panificação, bioquímica de alimentos, entre outras; O Laboratório de Análises de Partículas, que realiza pesquisas na área de desenvolvimento de medicamentostuberculostáticos para o governo argentino; O Laboratório de Análises de Medicamentos, que realiza análises de equivalência farmacêutica para as indústrias da região; O Laboratório de Cultivos Celulares, que desenvolve pesquisas na área de produção de biofármacos; O Parque Tecnológico Litoral Centro da Cidade de Santa Fé para conhecimento de algumas empresas incubadas e graduadas; A Empresa Lipomize SRL, produtora de lipossomas para a indústria de alimentos, cosméticos e farmácia; A Empresa Zelltek S.A., produtora dos biofármacos Eritropoetina Humana e Interferon; O Laboratorio Industrial Farmacéutico (LIF), empresa pública de medicamentos localizada no Parque Industrial em Santa Fé, produtora de genéricos para o sistema de saúde argentino; A Empresa Farmacêutica Allignani Hemanos, com produção de medicamentos e cosméticos para animais; A Empresa Cervejaria Santa Fé, para conhecimento do sistema envolvido na produção de cervejas Santa Fé, Schneider, Heineken e Budweiser para toda a República Argentina e a Empresa Farmacêutica ZOOVET, produtora de medicamentos e cosméticos veterinários.

A professora Luciana ressalta que o grupo foi muito bem recebido em todas as instituições visitadas. “Foi possível conhecer as rotinas de trabalho, o envolvimento e articulação da Universidade com as empresas da região e verificar a importância do processo de incubação de um empreendimento na carreira do profissional das mais diversas áreas, ficando claro como boas ideias podem gerar emprego, renda e inovação para a sociedade que se beneficia dos produtos e serviços gerados pelas empresas visitadas e pela Universidade Nacional do Litoral”, explica ela, enfatizando que o conhecimento de pesquisas desenvolvidas pelos diversos setores da UNL permitiu articular possibilidade futura de projetos conjuntos e cooperações com o PCF-Unioeste. “A visita representou um marco nas atividades de internacionalização do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas”, afirma Fariña.

Após a visita à Santa Fé a professora Luciana Fariña seguiu para a cidade de Concórdia na Província de Entre Ríos onde, convidada pela Universidade Nacional de Entre Ríos, participou da “VII Jornada de Ingenieria de Alimentos e III Jornadas de Doctorandos”, apresentando as atividades desenvolvidas pelo PCF-Unioeste e conhecendo os trabalhos desenvolvidos por outras universidades argentinas e uruguaias que participaram do evento.

Segundo Fariña, essas experiências beneficiarão o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, que em breve vai apresentar à CAPES nova APCN para abertura do Programa de Doutorado.

77546d6e 0afb 46f2 b2f7 f1ecf60c199c11c17d25 89c8 4cb2 b0c1 d79ddb096a2a copy copy