Campus de Toledo inaugura novo prédio

s

Nesta quinta-feira (22), a Unioeste (Universidade Estaduais do Oeste do Paraná) do Campus de Toledo inaugura, as 14 hoas, oficialmente o prédio de Administração de salas de aulas. A construção, que ora se inaugura, começou a ser gestada a partir do desenvolvimento do Planejamento estratégico e Plano diretor do Campus, em 2008. A partir desse momento, o campus passa a construir, de forma coletiva, um memorial com os espaços já existentes, a projeção de demolições, reformas e novas construções para o futuro. Com as estratégias de crescimento planejadas, as regras de reformas e novas construções estabelecidas, o projeto arquitetônico do novo prédio foi delegado ao Arquiteto Mario Costenaro.

O primeiro projeto para a construção do prédio, foi enviado em 2011 à Seti, sendo que o Termo de Convênio número 10 (TC/10) foi assinado em 2012, num valor inicial de R$ 963.000,00, e à época foram responsáveis pela elaboração do mesmo, o diretor de Campus José Dilson Oliveira, o coordenador do projeto, a equipe técnica da secretaria financeira, chefiada pela secretária Vera Peruzzo, que deu todo suporte técnico para encaminhamentos de aplicação e gestão dos recursos, além da contribuição especializada do responsável técnico, o Engenheiro Marcos Rogério Sisti. Também é importante destacar, que durante aquele período atuava junto a fundação Araucária o Professor Carlos Alberto Piacenti, dando apoio á tramitação e desenvolvimento de todo o projeto.

A construção do prédio teve início em ainda em 2012. Em função de uma série de problemas orçamentários, o cronograma de construção teve que ser alterado, e foram feitos três termos aditivos. Ainda assim, a obra sofreu uma longa paralização, e em 2016, já sob a Gestão do Professor Remi Schorn, o campus aportou mais 93.448,17 garantindo a finalização da obra.

A nova estrutura comporta, além da parte administrativa, a nova sala dos conselhos, salas de aula para vários cursos bem como desenvolvimento de projetos da Unioeste, além de 16 novos gabinetes docentes. Além destas também estão instalados neste prédio A Secretaria Acadêmica, o Gabinete da Direção Geral do Campus, o Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo (NECTO), a sala de artes e da Universidade da Terceira Idade.

Após o encerramento da obra do prédio de administração e salas de aulas, a partir de um projeto desenvolvido pela arquiteta Thea Prado, foi realizada a primeira parte da urbanização em frente ao prédio, com o plantio de grama e a construção de um muro, que terá várias funções, servindo de área de lazer e descanso para membros da comunidade acadêmica, e em breve servirá de palco para apresentações culturais, e momentos de reuniões da comunidade acadêmica, além de dispor de tomadas e células solares para carregamento de celulares e computadores.

d copy

Professor e ex-diretor do Campus, José Dilson Oliveira