Unioeste promove Projeto Praticar para combater obesidade

download copy

O curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, realiza o Projeto Praticar, coordenado pelo professor Arestides Pereira da Silva Júnior.

Segundo o coordenador, Arestides Pereitra, o objetivo do projeto é promover práticas corporais no intuito prevenir e combater o sobrepeso e a obesidade em adolescentes do município. Ele explica que durante a realização do projeto, de dois em dois meses, serão realizadas avaliações físicas, nutricionais e psicológicas com os adolescentes participantes, no intuito de verificar os efeitos da intervenção, além de identificar aspectos que possam favorecer a execução e o acompanhamento das atividades e ações do projeto.

Também serão realizadas reuniões trimestrais com os pais/responsáveis, objetivando compartilhar informações, fornecer os resultados das avaliações, bem como conversar sobre os hábitos e comportamentos de atividade física, alimentares e psicológicos dos adolescentes e de seus familiares.

As atividades e práticas corporais que serão realizadas durante a execução do Projeto Praticar é sustentada com base na Coleção Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento, elaborada por González, Darido e Oliveira (2014). Conforme planejamento das aulas, as atividades propostas são as seguintes: Esportes de Invasão (Basquetebol – Futebol – Futsal – Handebol – Ultimate Frisbee); Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote (Badminton – Peteca – Tênis de Campo – Tênis de Mesa – Voleibol – Atletismo); Ginástica; Dança; Atividades Circenses; Lutas; Capoeira e Práticas Corporais de Aventura.

A proposta é destinada a adolescentes entre 11 e 14 anos que estejam matriculados em séries dos últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas e estaduais. As aulas acontecem no Complexo Poliesportivo “Elói Lohmann” da Unioeste (ginásio de esportes, quadra externa, pista de atletismo, quadra de areia, campo de futebol e tatame), nas terças e quintas-feiras, das 14 horas às 16 horas. O programa teve início no dia 06 de junho e está com vagas abertas (limitado a 60 vagas). A participação é gratuita.

download 1 copy