Reitor visita Consulado Geral do Japão em Curitiba

1497899684c5911fb2ba0bebb91d0c1dbd6fd4f628

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unieoste), professor Paulo Sérgio Wolff, acompanhado do vice-reitor, professor Moacir Piffer, Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Pery Shikida, e diretor de Planejamento Físico, Rodrigo Suzuki, tiveram uma audiência com o Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Senhor Hajime Kimura, no dia 13 de junho de 2017.

Com o objetivo de estreitar relações internacionais com as universidades e empresas japonesas, e estimulados pelo senhor Masayuki Inomata, japonês radicado na cidade de Cascavel há décadas, esta comitiva da Unioeste foi muito bem recebida em Curitiba. Nessa ocasião o professor Paulo Sérgio Wolff apresentou brevemente a realidade da Universidade em termos de números de professores, alunos, programas de graduação e pós-graduação e área de abrangência dessa importante Instituição de Ensino Superior das regiões Oeste e Sudoeste paranaenses, bem como recebeu informações prévias da cultura japonesa e perspectivas de futuras cooperações por parte do Cônsul.

Neste sentido, ficou agendada para o mês de julho de 2017 uma visita do Cônsul Geral do Japão à Unioeste para tratativas mais específicas de formas de cooperação. Para o professor Pery Shikida, “no resumo do Relatório do Painel de Intelectuais sobre a Parceria com Comunidades Nikkeis (descendentes de japoneses) na América Latina e Caribe, está bem claro o estímulo que o Japan International Cooperation Agency (JICA) apresenta para o desenvolvimento de recursos humanos, assim como projetos para incentivar uma parceria entre governos e academias locais, setor econômico e comunidades nikkeis”. Ademais, em recente edital que o Consulado Geral do Japão abriu, houve um candidato da Unioeste, não descendente de japoneses, inscrito. Este, inclusive, tem domínio em língua japonesa, mostrando a forte multiculturalidade.

1497899755a8e9c38ffa8a4477040bfc94c9a47f07