Câmara de Graduação da Abruem lança livro

WhatsApp_Image_2017-06-02_at_12.45.51_PM.jpeg

No 60º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que ocorreu nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, na Universidade Estadual da Paraíba, a Câmara de Graduação da Abruem, presidida pelo reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Paulo Sergio Wolff, fez o lançamento da obra Relatos de experiências exitosas das Instituições de Ensino Superior (IES) – Formação do Docente do Ensino Superior, Assistência Estudantil e Assistência Pedagógica, organizada pelos Professores Elenita Conegero Pastor Manchope, Andréa de Araújo, Kathia Marise Borges Sales, Laurence Duarte Colvara, Nara Lúcia Perondi Fortes, Paulo Sérgio Wolff, Soraia Cristina Tonon da Luz e Vera Lúcia da Rocha Maquêa,

Esta obra contou também com empenho e apoio da professora Aparecida Feola Sela, Diretora da Editora da Unioeste, Edunioeste e sua equipe.

A obra nasceu de resultados obtidos por pesquisadores de universidades brasileiras, cujo desejo é transpor barreiras de relacionamento entre a academia e a comunidade interna e externa e ainda lidar diretamente com os desafios observados por meio de diagnósticos sobre formação docente, assistência pedagógica e estudantil, bem como de inclusão social.

As primeiras discussões sobre a organização da obra ocorreram em 2014, no 55º Fórum da Abruem, em Fortaleza. No 56ª Fórum, que aconteceu em 2015, no Rio de Janeiro, a câmara de graduação apresentou um panorama inicial acerca da evasão nas IES afiliadas, fruto de estudos e levantamentos que a equipe realizou durante um semestre.

A partir do ano de 2016, a Câmara se colocou o desafio de sistematizar experiências, pesquisas e análises teóricas acerca da evasão e este livro é a expressão deste trabalho coletivo e desafiador, afinal, a interlocução institucional é uma conquista que enriquece a todos os envolvidos

A obra está composta por três partes: Da Parte 1, Formação Pedagógica de Docentes da Educação Superior, constam experiências de pesquisadores e extensionistas, as quais revelam avanços consideráveis no tocante à troca de resultados advindos de êxitos verificáveis nos mais diversos programas de ação universitária.

Da Parte 2, Assistência Pedagógica ao Discente, constam exposições de desafios e conquistas pautadas no perfil diferenciado de discentes, nos diversos espaços de interação das IES. Na Parte 3, Inclusão Social, apresentam-se resultados de pesquisa sobre inclusão e acessibilidade no âmbito das IES.

As Universidades que colaboraram diretamente com o livro, socializando suas experiências, foram: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade de Rio Verde (UniRV), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste – Paraná (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal), Universidade de Taubaté (Unitau), Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Centro Universitário de Franca (UniFacef).