Servidoras da Unioeste participam de evento em SP

31_05_2017_09_21_32.jpg

As servidoras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Aurea Ines Theisen Martines e Flavia Spala Garcia participaram da sexta edição do International Workshop Advances in Cleaner Production, evento que acontece em São Paulo (SP).

As servidoras apresentaram o trabalho intitulado "A Reciclagem Artesanal de Papel na Unioeste - Campus de Foz do Iguaçu".

Para atender ao disposto na Lei nº12.305/2010, a qual diz que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE não pode deixar de produzir documentos impressos, criou-se o projeto “Seu Papel na Sociedade”, por meio do qual o papel descartado pelos setores é recolhido, separado e reciclado artesanalmente. Este papel pronto retorna aos setores administrativos no formato de produtos de interesse institucional. As ações realizadas pelo projeto englobam também a oferta de oficinas de reciclagem, momento em que é possível replicar a técnica da reciclagem artesanal, muitas vezes realizando um trabalho de cunho social, haja vista o atendimento de demandas de escolas públicas. Além disso, a equipe conta com a colaboração de uma docente colaboradora, especializada na área de Engenharia Química, que analisa os efluentes gerados pela produção artesanal, sugerindo métodos e processos que possibilitam minimizar ainda mais as agressões ao meio ambiente.

Sobre o evento

Com sua primeira edição em 2007, o "International Workshop on Advances in Cleaner Production” é um fórum multi e interdisciplinar de troca de informações e resultados de pesquisa sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em Produção Mais Limpa, projetadas para auxiliar a almejada mudança para uma sociedade sustentável.

Produção Mais Limpa é um conceito que vai além do simples controle da poluição. Envolve pesquisa e desenvolvimento de novos processos, materiais e produtos que resultem em maior eficiência no uso de recursos e energia. Prevenção é a primeira abordagem dos governos e das corporações comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Para isso é necessário assegurar estratégias ambientalmente amigáveis e economicamente robustas de produção e de serviços.

A adoção da Produção Mais Limpa por governos, empresas e universidades vem-se acelerando com os programas de assistência técnica e de treinamento. Cabe ressaltar que essas iniciativas, mesmo que implementadas por todos os governos e corporações, não representam uma garantia de alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Isso se deve à falta de uma ciência e, consequentemente, de uma engenharia do desenvolvimento sustentável consolidada.