NEDIJJ promove palestra sobre violência sexual infantil

1496175254735df131f30e1bea2d40cd3efc723f3c

O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Educação do Município de Marechal Cândido Rondon, realizou na última quarta-feira, 24, na Igreja de Deus, a palestra “Violência Sexual Infantil: possibilidades de prevenção”, com a professora Dra. Eliane Rose Maio, graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em psicologia pela Universidade Estadual Paulista UNESP, doutora em educação escolar pela UNESP, e ainda com Pós-doutorado em educação escolar, através da UNESP.

A atividade deu início ao “VI Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude: Todos contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” que tem como objetivo proporcionar aos profissionais que atuam na defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes mais informações acerca da violência sexual.

O evento contou com aproximadamente 400 pessoas, dentre elas, integrantes da Rede de Proteção, representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, professores, acadêmicos das Instituições de ensino superior da Comarca, pais e a comunidade em geral.  A abertura foi composta pela apresentação do Coro Municipal Juvenil de Marechal Cândido Rondon/PR.

Na oportunidade, a professora Dra. Eliane Rose Maio apresentou conceitos relacionados ao tema, discutindo, no âmbito da violência sexual infantil, as características das crianças abusadas, meios de identificação, a importância da escola, da família e da comunidade no contexto do reconhecimento de possíveis casos de abuso, além da importância da educação sexual que os pais devem dar aos filhos em casa.

Após a palestra, foi aberto um momento de debates, perguntas e respostas composto pela professora Dra. Eliane Rose Maio e o Psicólogo João Paulo Brunelo Miguel e Psicopedagoga Débora Stela, da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon/PR.

O evento foi realizado neste mês para fechar as atividades do Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças, que foi criado em referência ao dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo foi encontrado carbonizado e os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

Apesar da existência de um dia dedicado à causa, a exploração sexual infantil deve ser combatida todos os dias. A existência de punição legal e a criação “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, são marcos importantes dessa luta, que não pode e nem deve parar.

Atendendo à sua função e perseguindo o objetivo maior do Núcleo que é a premissa da proteção e defesa dos direitos da infância e da juventude, o NEDDIJ, junto com as Secretarias de Assistência Social e Educação do Município de Marechal Cândido Rondon, realizou este evento extrema importância, que sem dúvida, conscientizou e relembrou a cada um dos envolvidos a necessidade do combate à exploração sexual infantil.