Unioeste participa do Zicosur Universitária

1496079718230f4dde89280163bf78f54022798204

Em 2017, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participou do Zicosur Universitária sediado na cidade de Salta, na Argentina. Evento que reuniu mais de 20 universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai, nos dias 18 e 19 de maio. A organização deste encontro ficou a cargo do reitor da Universidade de Salta (UNSa), Antonio Fernández Fernández, e a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professora Dra. Berenice Quinzani Jordão, atual presidente do Zicosur Universitária para a gestão 2016/2018.

O vice-reitor da Unioeste, professor Dr. Moacir Piffer, representou a Reitoria na plenária de reitores do Zicosur, sendo que a próxima plenária irá ocorrer nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2017 na cidade de Foz do Iguaçu, tendo a Unioeste como anfitriã. Também participaram deste evento os responsáveis pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professores Drs. Pery Francisco Assis Shikida e Rafael Mattiello.

Para o professor Dr. Pery Shikida, “a articulação para trazer o próximo Zicosur Universitária para a cidade de Foz do Iguaçu, e para a Unioeste, coube inicialmente ao reitor, Paulo Sérgio Wolff, e teve o fechamento com chave de ouro dada pelo vice-reitor em plenária. Assim ganhou a Unioeste, que poderá abrir suas portas para esta importante Rede, discutindo aspectos importantes para o incremento da mobilidade acadêmica/docente, estudantil e técnico-administrativa, em várias áreas do conhecimento, bem como para o estabelecimento de projetos e pesquisas comuns, integrando esta importante região latino-americana”.

A ZICOSUR

Motivada pela agenda da internacionalização e transnacionalização de fronteiras, foi criada em 1997 a Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur em espanhol, Zicosul, em português). Trata-se, pois, de uma associação público-privada cujo escopo é inserir seus integrantes no mundo globalizado, ressaltando a competitividade e o intercâmbio econômico, social e cultural como fatores imprescindíveis no processo de alavancagem econômica do Centro-Oeste da América do Sul. Fazem parte do Zicosur seis países: Brasil, Argentina, Bolivia, Chile, Peru e Paraguai. Em linhas mais específicas, a rede de Universidades do Zicosur (Zicosur Universitária) procura contribuir para o envolvimento docente e discente nas relações de cooperação e intercâmbio, promovendo a maximização da integração de regiões e seus respectivos países.

1496079874b84a11d2f3f4c8f9bfb23b331edc6f12