Unioeste debate sobre Extensão Universitária

IMG 1389 copy copy

Aconteceu na tarde de ontem (24), no Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), um encontro com a comunidade acadêmica para discussão sobre o papel formativo da extensão universitária e a implantação da curricularização.

O objetivo, segundo informações da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é atender a meta e estratégia do Plano Nacional de Educação que trata de “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.

A extensão universitária vem demonstrando importância para a construção de uma universidade aberta, participativa, formativa e autônoma como experiência formativa que transcende apenas a informação. A ideia norteadora defende que a universidade é o espaço de formação de pessoas que serão atuantes diretamente na sociedade. Além disso, estudos indicam novos caminhos que podem se abrir por meio da extensão universitária com um diferencial fundamental: os participantes dos programas e projetos de extensão universitária tendem a não abandonar os cursos, ou seja, com formação adequada pela extensão a desistência dos alunos diminui em dimensões radicais, afirmando a ideia de que a universidade pública é de todos.

Para a Proex o guia para as ações extensionistas deve ser a “dupla hermenêutica”, ou seja, o diálogo colaborativo entre a comunidade e a comunidade universitária, desenvolvendo, criando, introduzindo e modificando as relações entre todos. Assim se cumpre e fortalece o papel da Universidade pública propiciando formação, tanto profissional quanto cidadã, qualificada para que o país possa se tornar melhor e mais digno.

Participaram do encontro coordenadores de curso, representantes dos centros, docentes, discentes e bolsistas de extensão dos cursos do campus de Francisco Beltrão além de representantes das Pró-Reitoria de Extensão.

Para aproximar ainda mais a comunidade a Proex promoverá o Seminário de Extensão Universitária (SEU) que é uma atividade, com presença de representantes de outras universidades, para debater o tema e durante o segundo semestre será elaborada uma proposta de minuta de resolução a ser submetida ao Conselho.

Toledo

Dia: 20 de junho de 2017