Núcleo de Inovação da Unioeste participa do Fortec

Capturar1111_copy_copy.PNG

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) esteve presente no 11º Encontro Anual da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). A Universidade foi representada no evento pelo coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas, prof. Dr. Reginaldo Ferreira Santos. O Fortec aconteceu do dia 16 a 19 de maio na cidade de Fortaleza no Ceará.

O evento que acontece anualmente, tem como foco promover a inovação de base tecnológica, por meio da transferência de novos conhecimentos ou tecnologia e a valorização dos resultados da pesquisa utilizando a proteção jurídica da propriedade intelectual, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico o incremento do empreendedorismo, nos âmbitos local, regional e nacional nas diversas áreas do conhecimento.

"O momento do país é o da inovação e da transferência de tecnologia. Esse é o caminho... envolver a Universidade com o setor produtivo com o sentido de alavancar o desenvolvimento regional do Oeste e Sudoeste do Paraná. A Unioeste nasceu para ser ícone desse momento", afirmou o professor Reginaldo.

Cristina M. Quintella, presidente do Fortec, iniciou o evento pontuando como os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) cresceram e fortaleceram sua contribuição para a promoção da cultura de inovação nas instituições de pesquisa do país, contribuindo efetivamente para a transferência de tecnologias dessas instituições.

O Fortec

O Fortec é uma organização associativa civil, de direito privado e sem fins lucrativos. Criada em 2006, mantém-se até hoje como a única organização brasileira a representar os gestores das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia. Os encontros nacionais do Fórum ocorrem desde 2007.