UNATI – Universidade da Terceira Idade de Foz do Iguaçu

UNATI CONGRESSO 8A Unati é um programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e busca atender idosos a partir dos 55 anos.

De acordo com o professor e coordenador Geral da Unati de Foz, Antônio Carlos Nantes, o programa vem se consolidando cada vez mais na região com seus 25 projetos diversificados em inúmeras áreas de conhecimento. “As atividades tiveram início esse ano no dia 23 de março. Atualmente as turmas estão divididas em três grupos de 40 estudantes, que deverão passar por todos os projetos. ”

No Campus de Foz do Iguaçu os cursos ofertados têm a participação de aproximadamente 120 idosos. As aulas acontecem todas as quintas-feiras das 14 às 17 horas nas salas do Bloco D, seguindo o calendário acadêmico.

As atividades ofertadas para este ano foram divididas por semestres. Os cursos disponíveis são: A psicanálise nas telas do cinema; Finanças pessoais; Vivendo melhor na terceira idade; Hotelaria: Classificação e Conceitos; Inteligência Emocional, Turismo e Hospitalidade, Contadores de História – Contamos com você; A terceira idade nas diversas culturas; A reciclagem artesanal como terapia manual além de projetos vinculados à associação Longevità.

Além disso, são oferecidas oficinas de Inglês, Espanhol e Informática, ministradas anualmente, que acontecem nas segundas e terças-feiras divididas em duas turmas: básico e avançado, nos horários de 13h30 até às 15 horas e das 15h30 às 17 horas respectivamente.

Os estudantes (idosos) também participam do XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e o XIV Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior que acontecerá na cidade de Florianópolis - SC nos dias 03 a 06 de outubro. Para isso, é constituída uma comissão de aproximadamente 60 alunos a fim de representar o corpo estudantil.

A Unati de Foz do Iguaçu, atende idosos da região como de Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira entre outros.  Além de ter parceria com a Itaipu Binacional e da Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, que disponibiliza o transporte para os alunos do município participarem das atividades ofertadas pelo programa.

Para participar do Programa Unati, é só entrar em contato com a Secretaria do Programa através de um formulário disponível no site da Unioeste Foz. http://www.foz.unioeste.br/