Professora da Unioeste participa de projeto na Bulgária

08_05_2017_09_41_53.jpg

Como representante da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), selecionada no programa de bolsas para Mobilidade Acadêmica Docente do projeto EurekaSD, a professora Dra. Elizandra da Silva (CCSA/Cascavel) participou durante o período de 10 de abril a 07 de maio de atividades de ensino e pesquisa na Nikola Vaptsarov Naval Academy – NVNA, na cidade de Varna, na Bulgária.

O Eureka Sustainable Development (EurekaSD) é um projeto transdisciplinar do Programa Erasmus Mundus Action 2, coordenado pela University of Oldenburg, da Alemanha, que objetiva promover o Desenvolvimento Sustentável oferecendo bolsas de mobilidade acadêmica para estudantes e professores, para ensino, pesquisa e estudos em universidades parceiras da Europa e América Latina. No Brasil, a única universidade parceira do EurekaSD é a Unioeste.

Durante a visita, a docente ministrou curso de curta duração sobre Empreendedorismo Sustentável para alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação, também apresentando para outras turmas informações sobre a Unioeste, seu contexto regional e o Projeto EurekaSD.

A visita propiciou oportunidade de reuniões com professores de Bacharelado e Mestrado da NVNA, para troca de experiências, conteúdos para ensino e organização de produção futura de trabalhos para apresentação em eventos no Brasil/Europa. Além disso, foi possível visitar as instalações de ensino e simuladores dos cursos de Navegação, Tecnologia de Informação e Engenharia Naval.

Considerando atividades de pesquisa, foi realizada coleta de dados com estudantes de bacharelado, em pareceria com os professores da NVNA, com os temas ‘Rotulagem Ambiental’ e ‘Consumo Sustentável’, para publicação futura de pesquisa.

Segundo a docente, "trata-se de uma oportunidade ímpar para cooperar com docentes e pesquisadores da Europa, e divulgar o trabalho da Unioeste internacionalmente."

Mais informações pelos sites http://www.naval-acad.bg/en/ e http://eureka-sd-project.eu/.