Unioeste participa de reunião com a AUPP

WhatsApp_Image_2017-05-02_at_09.32.21.jpeg

Representantes da Associação de Universidades Públicas do Paraguai (AUPP), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizaram uma reunião de trabalho no dia 27 de abril na Reitoria da Universidad Nacional del Este (UNE). A coordenação dessa reunião coube ao presidente da Associação de Universidades Públicas do Paraguai (AUPP), Dr. Adolfo Pacher, sendo que das oito universidades membros públicos da Associação só estava ausente o representante da Universidade Nacional de Villarrica do Espírito Santo (UNVES). A reunião teve como objetivo, reforçar os laços e desenvolver programas acadêmicos

Dr. Adolfo Pacher, presidente da AUPP, salientou que a reunião foi muito importante, considerando que as universidades paranaenses podem fazer o trabalho de extensão fora do Brasil, cuja experiência pode ser explorada pelas universidades paraguaias.O presidente da AUPP disse também que existe um leque de possibilidades abertas para acessar outros tipos de programas e projetos, bem como qualificações docentes nas áreas de mestrado e doutorado.

Para os Professores Pery Francisco Assis Shikida e Rafael Mattiello, responsáveis pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais e representantes da Unioeste nesta reunião, “há muito espaço para mobilidade dos estudantes e professores entre as universidades paraguaias e brasileiras,principalmente mediante ações conjuntas em programas de pós-graduação, que podem inclusive focar objetos de interesse comum, como é o caso das perdas pós-colheita agrícola e/ou do uso da água.”

Durante esta reunião também foram tratadas algumas missões técnicas entre as universidades presentes para o mês de maio (evento doZona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul- ZICOSUL, que ocorrerá em Salta, Argentina), junho (evento que ainda está sendo preparado pela Unioeste para fortalecimento da internacionalização) e segundo semestre de 2017 (com oSeminário de Extensão Universitáriae Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, ambos a serem organizados pela Unioeste).

Veja o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=uMz7FE1RrAo