Professor da Unioeste lança livro em Toledo

LANÇAMENTO.jpg

O professor doutor Marcos Flávio Pinto Moreira, docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo, lançará nesta quinta-feira (27), às 19h45, o seu livro, Operações Unitárias da Engenharia Química – utilizando o Excel/VBA.

O livro é o resultado da experiência do autor em sala de aula aplicando o software Excel/VBA no ensino das Operações Unitárias da Engenharia Química. O texto procura familiarizar o leitor com as possibilidades de programação no software e na sequência apresenta exercícios resolvidos com o Excel/VBA nos quais os objetivos são preparar o futuro engenheiro para o desenvolvimento de projetos no software e solidificar seus conhecimentos a respeito das operações unitárias. O texto também apresenta um estudo de caso sobre aquisição de dados a partir de uma interface RS-232 programando-se única e exclusivamente em Excel/VBA. Por fim, são apresentados diversos projetos propostos para serem desenvolvidos no software, assim como a fundamentação teórica de cada operação unitária abordada.

O lançamento acontecerá no auditório da Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT).

Sobre o Autor

O Professor Marcos Moreira nasceu no dia 07/09/1975 em Alegrete-RS, graduou-se em Engenharia Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Rio Grande-RS). Concluiu mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos-SP). Ainda no Centro de Secagem, desenvolveu dois anos de pós-doutorado sobre transferência de calor no armazenamento de soja sob supervisão do Prof. Dr. José Teixeira Freire. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus de Toledo-PR) onde ministra a disciplina de Operações Unitárias. Atua em Extensão e desenvolve Pesquisa na área de Sistemas Particulados.

FOTO DA CONTRACAPA Easy Resize