Pesquisador da Unioeste fará ciclo de palestras na Bolívia

jandir-uepg.jpg

O professor Jandir Ferrera de Lima, docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo, participará, entre os dias 26 e 28 de abril de 2017 de um Seminário sobre Empresa Y na Universidad Tecnica Privada Cosmos (UTPC) de Cochabamba (Bolívia).

Durante esse período, o professor fará uma série de conferencias cuja temática central é “Empreendimento y Competitividad”. Também serão abordados temas sobre desenvolvimento regional, empreendedorismo, inovação, profissões e desenvolvimento econômico. O ciclo de palestras será direcionado aos acadêmicos e docentes da UTPC. Além das conferências, o docente receberá uma homenagem da UTPC pelas atividades desenvolvidas em prol do desenvolvimento.

Bolivia.jpg

Essa atividade também marca o esforço de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação capitaneados pelo Colegiado de Ciências Econômicas da Unioeste de Toledo. Além disso, também fortalece a inserção internacional do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), cujas atividades ligadas a pesquisa e extensão vem sendo demandadas cada vez na região Oeste do Paraná e pelo Brasil.

Em 2016, o vice-reitor da Unioeste, professor Moacir Piffer e o assessor de Relações Internacionais, professor Pery Shikida, estiveram na UTPC tratando da cooperação internacional e atividades de intercâmbio acadêmico. Na ocasião, foi tratada também de ações para se avançar em estudos conjuntos ligados ao desenvolvimento regional e na qualificação dos acadêmicos e o corpo docente da UTPC nessa linha de estudos.

O professor Jandir Ferrera de Lima já foi pesquisador convidado no Canadá, Venezuela e Romênia, e em 2003, ganhou o Prêmio de Excelência nas Ciências Humanas da Université du Québec, pelo sucesso dos seus estudos acadêmicos.