Central de Notícias

Campus de Cascavel constrói capela ecumênica

Foto 01

O campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) irá construir uma capela ecumênica em suas dependências. O projeto que foi iniciado em 2011, teve no fim de 2016 a decisão da construção da capela, por ser uma necessidade da universidade em ter um espaço para cultuar a religiosidade, destinado tanto aos alunos quanto aos funcionários.

“O projeto será feito especificamente com duas intencionalidades, uma é efetivamente ter um espaço religioso para a universidade, já que como congregamos todo tipo de conhecimento, a religiosidade não pode ficar de fora por ser algo constitutivo do ser humano. A segunda intenção é ser um espaço para as pessoas que encontram na religião uma válvula de escape, possam ter um lugar” afirmou o professor Vilmar Malacarne, responsável pelo projeto da capela.

Segundo o professor Malacarne a capela terá 100 metros quadrados, no espaço logo abaixo da agência da caixa econômica presente no campus. Ela estará à disposição de quem quiser utilizar.
Foto 03
“Não pretendemos decorar o local com símbolos religiosos que vinculem a algum tipo de igreja, para que as pessoas que visitem a capela não se sintam intimidadas com qualquer coisa que tenha lá, pois a ideia é um espaço ecumênico a disposição da comunidade, onde todos se sintam bem no local. Não haverá problema caso queira trazer a indumentária de sua religião, desde que retire após acabar o seu cerimonial.”

O espaço será cedido para celebrações religiosas como missas, cultos e até mesmo casamentos, no entanto haverá a necessidade de uma organização antecipada para que não haja conflito de datas e ideias.

Foto 02

Os custos para a construção ainda estão sendo calculados, e os recursos para a obra da capela virão de doações.

“Os recursos virão única e exclusivamente de doações. Não há recurso público para empreendimentos como esse, então órgãos públicos não irão financiar. As doações virão de campanhas onde a comunidade acadêmica irá ajudar, quem tiver o interesse de doar seja dinheiro ou um saco de cimento poderá doar normalmente. Além disso teremos trabalhos externos com as religiões, onde estaremos buscando as mais diversas igrejas que compõe a comunidade de Cascavel, apresentando o projeto e pedindo por doações. Também estamos buscando empresas e pessoas interessadas em ajudar na construção” declarou Malacarne.

Uma comissão será criada para administrar os recursos doados afim de que haja lisura do arrecadado.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.