Campus de Cascavel constrói capela ecumênica

Foto 01

O campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) irá construir uma capela ecumênica em suas dependências. O projeto que foi iniciado em 2011, teve no fim de 2016 a decisão da construção da capela, por ser uma necessidade da universidade em ter um espaço para cultuar a religiosidade, destinado tanto aos alunos quanto aos funcionários.

“O projeto será feito especificamente com duas intencionalidades, uma é efetivamente ter um espaço religioso para a universidade, já que como congregamos todo tipo de conhecimento, a religiosidade não pode ficar de fora por ser algo constitutivo do ser humano. A segunda intenção é ser um espaço para as pessoas que encontram na religião uma válvula de escape, possam ter um lugar” afirmou o professor Vilmar Malacarne, responsável pelo projeto da capela.

Segundo o professor Malacarne a capela terá 100 metros quadrados, no espaço logo abaixo da agência da caixa econômica presente no campus. Ela estará à disposição de quem quiser utilizar.
Foto 03
“Não pretendemos decorar o local com símbolos religiosos que vinculem a algum tipo de igreja, para que as pessoas que visitem a capela não se sintam intimidadas com qualquer coisa que tenha lá, pois a ideia é um espaço ecumênico a disposição da comunidade, onde todos se sintam bem no local. Não haverá problema caso queira trazer a indumentária de sua religião, desde que retire após acabar o seu cerimonial.”

O espaço será cedido para celebrações religiosas como missas, cultos e até mesmo casamentos, no entanto haverá a necessidade de uma organização antecipada para que não haja conflito de datas e ideias.

Foto 02

Os custos para a construção ainda estão sendo calculados, e os recursos para a obra da capela virão de doações.

“Os recursos virão única e exclusivamente de doações. Não há recurso público para empreendimentos como esse, então órgãos públicos não irão financiar. As doações virão de campanhas onde a comunidade acadêmica irá ajudar, quem tiver o interesse de doar seja dinheiro ou um saco de cimento poderá doar normalmente. Além disso teremos trabalhos externos com as religiões, onde estaremos buscando as mais diversas igrejas que compõe a comunidade de Cascavel, apresentando o projeto e pedindo por doações. Também estamos buscando empresas e pessoas interessadas em ajudar na construção” declarou Malacarne.

Uma comissão será criada para administrar os recursos doados afim de que haja lisura do arrecadado.