Cooperação Internacional é tema de reunião

01 copy

Os professores Pery Francisco Assis Shikida e Rafael Mattiello, da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, foram os representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) na FAUBAI Conference 2017, realizado no Centro de Convenções da FIERGS, Porto Alegre (Rio Grande do Sul), entre os dias 8 a 12 de abril deste ano.

A FAUBAI (Brazilian Association for International Education) é uma Associação que reúne cerca de 180 instituições de ensino superior brasileiras com o escopo de promover a integração de seus membros, via intercâmbio e cooperação internacional como mecanismos para a melhoria da tríade ensino, pesquisa e extensão universitárias, bem como para o aperfeiçoamento da administração de suas instituições filiadas no que tange à internacionalização.

De acordo com o professor Pery Shikida, “a Unioeste não pode se furtar a participar, regularmente, de seminários, workshops e reuniões cujo objetivo seja tratar da internacionalização acadêmica, sob a pena de perder o trem da história da modernização e interculturalismo. Quando as primeiras universidades foram criadas em cidades como Bolonha, Paris e Oxford, na Idade Média, já havia estudantes e professores fazendo o que se chama hoje de mobilidade internacional; hoje, isto é uma condição sine qua non para a excelência universitária. Universidades de quase todos os países do mundo já perceberam que a internacionalização também é essencial para a melhoria da qualidade da ciência e tecnologia sob todos os aspectos.”

Para o professor Rafael Mattiello, “as discussões acerca de temas emergentes como responsabilidade social, inclusão e inovação, especificamente no que tange a internacionalização das instituições de educação superior, com os maiores estudiosos nestas temáticas, traz a Unioeste à vanguarda das principais discussões relativas à condição contemporânea das universidades mundiais. Além disso, a divulgação da Unioeste nesta Conferência faz com que novas cooperações com instituições estrangeiras sejam possíveis, facilitando o processo de internacionalização em casa, além de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento conjunto de projetos e mobilidades para toda a comunidade acadêmica”.