Campus de Cascavel inaugura Restaurante Universitário

17_04_2017_15_46_10.jpg

Foi inaugurado hoje (17), as instalações do Restaurante Universitário (RU) do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Com 515 metros quadrados de área, o restaurante do campus é o maior da Instituição. Reivindicação antiga dos estudantes, o RU recebeu mais de R$ 400 mil para a obra com recursos do governo do estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

“O momento é de alegria e histórico, depois de vários anos de luta conseguimos realizar aquilo que era tão solicitado pelos nossos alunos. A batalha agora é para a questão da assistência estudantil. Temos a Casa do Estudante, já construímos o Ambulatório, mas ainda precisamos potencializar isso, e tudo que possamos fazer para que o nosso aluno não desista por falta de condições”, afirmou o Diretor do campus de Cascavel Alexandre Webber que agradeceu ao Reitor da Unioeste, Paulo Sergio Wolff, a ex pró-reitora de graduação Lilian Faria Porto Borges e os deputados Zeca Dirceu (PT) e Helio Rusch (DEM).

O restaurante servirá almoço e jantar, a refeição oferecida será subsidiada e tem o valor de R$ 2,50 para os acadêmicos. Em Cascavel, a Unioeste arca com o valor de R$ 3,99 por refeição. Professores e funcionários pagam o valor integral da refeição.

O vice-reitor, Moacir Piffer, esteve representando a Reitoria na solenidade e enalteceu a ousadia da Unioeste ao construir cinco restaurantes, um em cada Campus da instituição. “Foi uma luta única. Nós precisávamos de uma universidade pública e acessível. O processo foi longo e hoje estamos comemorando mais essa vitória, mas já sabendo que existem novas brigas para novos investimentos que são necessários”, diz o vice-reitor.

A implantação do RU só foi possível após a Unioeste ter instituído o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2014. A adesão ao Sisu permitiu um convênio entre a Unioeste e o Governo Federal, ao “Implantar o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaest)” firmado com o Ministério da Educação de onde veio boa parte do recurso financeiro. Para os Restaurantes Universitários dos cinco campi da Unioeste, foi liberado mais de R$ 1,5 milhão destinado a aquisição de utensílios e equipamentos, recurso que também vai subsidiar a comida.

“É uma luta antiga que demorou demais, mas as lutas são assim mesmo, algumas rápidas e outras nem tanto. O restaurante tem um símbolo importante para o universitário, o da conquista desse direito, além do valor que ajuda na questão econômica. E para a cidade também por que é um instrumento para atender quem vai no futuro contribuir para a nossa cidade, com as suas posições definitivas”, declarou o prefeito Leonaldo Paranhos que esteve presente na solenidade e sinalizou a negociação para a doação de um terreno para a construção da Casa do Estudante.

No campus de Cascavel, a emprese AM TUR foi licitada para fornecer as refeições. Porém, o controle de entrada e saída do RU é feito por um sistema desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) da Unioeste. Os acadêmicos precisam apresentar um cartão de identificação, que está disponível na Secretaria Acadêmica. O RU terá horário de funcionamento das 11h30 às 13h30 para o almoço e das 18h30 às 19h30 para o jantar.

Também participaram da solenidade Luiz Fernandes Reis presidente do Sindicato dos Docentes da Unioeste (ADUnioeste), Marco Aurélio Rodrigues, representante do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades do Oeste do Paraná, Sandra Regina Fernandes de Albuquerque Alves, secretária acadêmica da Unioeste no campus de Cascavel, Fernanda da Silva, Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rodrigo Suzuki, Diretor de Planejamento Físico da Unioeste, Hitomi Mukai, Arquiteta Responsável pelo setor de Arquitetura do campus da Unioeste de Cascavel e Remi Schorn, Diretor do campus de Toledo.

17_04_2017_16_13_01.jpg

17_04_2017_16_15_30.jpg