Campus de Cascavel inaugura Restaurante Universitário

03 copy copy

O Restaurante Universitário do campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), será inaugurado na próxima segunda-feira (17). O evento terá início às 10 horas. O RU vai funcionar na antiga cantina, pois o espaço passou por uma grande reforma e readequação para abrigar todo o aparato necessário para preparar e servir as refeições no almoço e no jantar para toda a comunidade acadêmica.

Boa parte do recurso vem do convênio “Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaest) ” firmado com o Ministério da Educação após a Unioeste ter instituído o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2014. “A vinculação da adesão ao Sisu garantia a todas as instituições uma contrapartida do Governo Federal em assistência estudantil. Para isso, a Universidade teria que fazer projetos de gastos que atendessem as necessidades dos estudantes. E a gente já sabia que a primeira grande necessidade nossa era o Restaurante Universitário”, explica a professora Liliam Farias Porto Borges, que era Pró-Reitora de Graduação na época. O convênio também prevê programas de Assistência Estudantil, Inclusão Digital e apoio ao Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais da Unioeste (PEE).

Para os Restaurantes Universitários dos cinco campi da Unioeste, foi liberado mais de R$ 1,5 milhão para aquisição de utensílios e equipamentos, recurso que também vai subsidiar a comida. A reforma do espaço em Cascavel foi realizada com recursos do Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) que liberou mais de R$ 400 mil para a obra, que teve duração de pouco mais de dois anos.

O diretor do Campus de Cascavel da Unioeste, Alexandre Weber, conta que o RU é uma luta dos estudantes de mais de 20 anos. “Ele vem para começar a auxiliar o estudante e é de extrema importância para a permanência dos acadêmicos em nossa Universidade” finaliza o diretor.

O aluno desembolsará R$ 2,50 por refeição no almoço e jantar. A Unioeste, por meio do convênio, arcará com o valor de R$ 3,99 por refeição. O convênio, porém, só vale para estudantes. Professores e funcionários terão que pagar o valor integral do almoço ou jantar.

No campus de Cascavel, uma empresa terceirizada irá fornecer as refeições. Porém, o controle de entrada e saída do RU será feito por um sistema desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) da Unioeste. Os cartões utilizados pelos acadêmicos estão disponíveis na Secretaria Acadêmica. O RU terá horário de funcionamento das 11h30 às 13h30 para o almoço e das 18h30 às 19h30 para o jantar.