Núcleo de Inovação tem mudança na gestão

WhatsApp_Image_2017-04-07_at_18.22.03.jpeg

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Campus de Cascavel, está sob nova direção. O professor Reginaldo Ferreira Santos é passou a ser o responsável pelo setor. O NIT expressa sua gratidão ao efetivo empenho dedicado pelos diretores antecessores. Nessa nova gestão a coordenação quer reforçar e ter um foco maior na interação Universidade/Empresa.

O NIT iniciou suas atividades em 1992, e suas principais finalidades, são: promover a cooperação técnico-científica, com características inovadoras, entre a Universidade, as empresas, órgãos de fomento e a sociedade em geral; incentivar ações de prospecção tecnológica com características inovadoras; auxiliar na proteção dos resultados da atividade intelectual; incentivar o espírito empreendedor das empresas juniores e incubadora de empresas; intermediar nos processos de transferência de tecnologia e desenvolver estratégias e ferramentas de gestão da inovação.

O NIT atua como um agente catalisador do desenvolvimento tecnológico e industrial principalmente no âmbito das regiões oeste e sudoeste paranaense. Institucionalmente busca proporcionar e garantir a gestão dos resultados da atividade intelectual, a capacitação de recursos humanos em assuntos relacionados com a inovação e a implementação ou consolidação da cultura de inovação.

Desde a sua instalação, várias são as atividades que vêm sendo desenvolvidas, mas continuará na busca de se ter maior participação do quadro de pesquisadores e uma crescente interação com os Centros, Departamentos e Colegiados dos diversos cursos da Unioeste, bem como das linhas de pesquisas, grupos de pesquisadores e núcleos de pesquisa, conforme as áreas prioritárias estabelecidas pelo CNPq. Desenvolvem projetos no NIT não apenas professores-pesquisadores, mas também acadêmicos e pesquisadores-colaboradores externos.

A inovação vem assumindo um papel fundamental nas universidades brasileiras. Somando se ao ensino, pesquisa e extensão a inovação poderá levar a instituição a alcançar degraus mais elevados no cenário mundial globalizado. “O NIT vai trabalhar como porta de entrada para parcerias entre universidade e empresas. A responsabilidade será de incentivar e levar ao corpo de alunos, professores e técnicos servidores da Unioeste a uma maior interação com as empresas para a efetivação da inovação”, frisou o Reginaldo.

O professor disse ainda acreditar que “a inovação não é somente a proteção dos resultados por meio de patente, isso é importante, porém, ela só terá valor quando ganhar o mercado, gerar benefícios para os parceiros e contribui para o desenvolvimento regional sustentável”.

Do dia 5 de abril o professor Reginaldo e as servidoras Adriane Bilibiu e Patricia Cislaghi foram participar de um evento promovido pelo Tecpar sobre a “Atuação sustentável dos Institutos de Pesquisa face aos novos modelos de desenvolvimento tecnológico e inovação” e no dia 6 de abril os mesmos aproveitaram para se apresentar e efetivar parcerias com a SETI, a Fundação Araucária, o Tecpar, e os gestores de inovação da Agencias da UTFPR e UFPR.