Central de Notícias

Lançamento da segunda etapa do Programa Paraná fala Inglês

01 copy copy copy copy copy copy

O Governo do Estado lançou, na terça-feira (21/03), em Curitiba, a segunda etapa do programa “Paraná Fala Inglês”, o PFI. A ação faz parte de um programa maior, pertencente ao plano estratégico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), chamado “Paraná fala Línguas Estrangeiras". O objetivo é contribuir com a promoção da internacionalização das universidades estaduais do Paraná.

O evento contou com a presença dos secretários de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; e de Planejamento e Coordenação Geral do Estado, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior. Também participaram do evento os reitores, assessores de relações internacionais e coordenadores do PFI das sete universidades estaduais do Paraná, além de uma delegação vinda do Canadá, país com quem o Governo do Estado firmou convênio por meio do Programa, acompanhada do Cônsul Geral do Canadá no Brasil, Stéphane Larue. Da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estiveram presentes o reitor Paulo Sérgio Wolf e a coordenadora institucional e membro do comitê gestor do Programa Paraná fala Inglês, Larissa Giordani Schmitt.

Na segunda etapa, o programa “Paraná Fala Inglês” lança sua primeira parceria com o Governo Canadense, representado pela Languages Canada, uma associação do setor de educação linguística do Canadá, e a Smart English, instituição com exclusivo e inovador sistema de aprendizagem de língua inglesa desenvolvido pelo Departamento Pedagógico da Canadian College of English Language.

O objetivo do programa é ofertar cursos que contribuam para a internacionalização acadêmica. Para tanto, entre os cursos a serem ofertados, o PFI disponibilizará formação para os docentes de diversas áreas do conhecimento, a fim de capacitá-los a ministrarem suas disciplinas em inglês, além de favorecer parcerias com países falantes de língua inglesa e promover ações conjuntas em prol da qualificação, fortalecimento e expansão do programa. Também serão ofertados cursos que viabilizem a utilização da língua inglesa em contexto acadêmico, além de cursos de inglês geral. Por meio dos cursos, pretende-se potencializar as publicações em revistas internacionais e preparar a comunidade acadêmica para o cenário da pesquisa, do ensino e da extensão, a partir de um cenário de diversidade linguística e cultural.

O PFI pretende capacitar 400 participantes em cada universidade, o que resultará em um total de 2.800 pessoas, dentre docentes, discentes e agentes universitários, quantitativo que contribuirá para o desenvolvimento do processo de internacionalização do Estado do Paraná. Os cursos estão previstos para iniciar no segundo semestre.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.