Herbário da Unioeste é reconhecido internacionalmente e cria página própria

imagem

O Herbário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi inserido neste início de ano no Index Herbariorum, uma associação internacional de herbários. Criado em 1996, o Herbário UNOP, como é conhecido, conta com 13 mil amostras principalmente do Oeste do Paraná e outras regiões do Estado, além de doações e parcerias estabelecidas em projetos com coletas em outras áreas do Brasil e do exterior.

O acervo do Herbário conta com plantas vasculares e não-vasculares, férteis e preferencialmente brasileiras. Além disso, há uma divisão entre Traqueófitas e Algae. Para ter o reconhecimento internacional um formulário com dados sobre a coleção é enviado para a Dra. Barbara M. Thiers,pesquisadora do New York Botanical Garden's Virtual Herbarium, que avalia.

“Para identificar uma planta, o pesquisador deve deixá-la no herbário, com isso, a amostra receberá um número de registro, que é reconhecido internacionalmente” afirma o técnico do Herbário Tainã de Souza.

O Herbário é um laboratório multiusuário que atende cursos técnicos, de graduação e pós-graduação de diversas instituições do Oeste do Paraná, como o Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP), Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), Universidade Paranaense (Unipar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC).

As responsáveis pelo herbário são a Dra. Lívia Godinho Temponi, Curadora Geral do UNOP, Dra. Shirley Martins Silva, Curadora do UNOP – Traqueófitas e a Dra. Norma Catarina Bueno, Curadora do UNOP – Algae.

O que é um herbário?

Um Herbário é constituído de uma coleção de “exsicatas”, que são amostras vegetais desidratadas, registradas e armazenadas em condições especiais para sua conservação através dos séculos. Além das exsicatas, muitos outros elementos de origem vegetal podem também fazer parte de um herbário, como por exemplo frutos e lâminas com cortes anatômicos.

O Index Herbariorum

O Index Herbarioroum é uma associação internacional de herbários, que conta com cerca de três mil herbários cadastrados em seu sistema, e é coordenado pela Dra. Barbara M. Thiers,pesquisadora do New York Botanical Garden's Virtual Herbarium.

Página de divulgação

Em março de 2017 foi criada uma página própria de divulgação que reúne informações sobre as coleções, pesquisas, regras de funcionamento e sua equipe. Além de contatos para possíveis parcerias. Para mais informações é possível acessar a página pelo link http://www.unioeste.br/herbariounop