Unioeste participa do projeto Operação Rondon

assinatura.jpg

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participará pelo terceiro ano consecutivo do projeto Operação Rondon. No dia 07 de março foi firmada uma parceria entre a Unioeste a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), onde representantes das três instituições se reuniram e aprovaram a proposta de extensão do projeto.

Seguindo os moldes do Projeto Rondon nacional, a Operação Rondon paranaense, que acontecerá, neste ano, em oito municípios do Norte Pioneiro do Paraná, de 23 de julho a 5 de agosto, também traz como objetivo a formação de multiplicadores nas comunidades assistidas para contribuir na melhora das condições de vida e bem-estar das pessoas. O projeto, que também traz a possibilidade de participação de técnicos administrativos, visa ainda fortalecer a formação humana e profissional dos estudantes e ainda trabalhar pela qualidade e eficiência da administração municipal.

O resultado desse projeto-piloto deverá garantir que a proposta se torne um programa dentro do Governo, perpetuando-se e se espalhando para todo o estado do Paraná, fazendo com que todas as universidades possam desenvolver ações nos municípios de baixo IDH que estão ao seu redor. “É importante buscar essa integração da universidade com a comunidade”, salienta a diretora de Extensão da Unioeste, Adriane de Castro Martinez Martins. Ela acrescenta ainda que a extensão proporciona ao aluno fazer a integração com a comunidade. “É uma vivência rica de aprendizados”.

A Unioeste participa desde 2015 da Operação Rondon realizada pela UEPG, desenvolvendo atividades nos municípios de Ibaiti (2015) e Palmeira (2016), oportunizando a participação de 21 alunos, 2 professores e 1 servidor Técnico.