Unioeste aprova mestrado e doutorado em Educação em Ciências e em Matemática

04

A aprovação simultânea de Mestrado e Doutorado na área da Matemática foi o tema de uma reunião no gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), entre o Reitor, Paulo Sérgio Wolff, os professores, Tiago Emanuel Klüber, Vilmar Malacarne e o chefe de Gabinete, Fábio Lopes Alves.

O feito histórico se deve ao fato que a Unioeste aprovou simultaneamente Mestrado e Doutorado na área de Educação, que após instaurado será denominado Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. O programa, que funcionará no Campus de Cascavel, passará a ofertar oito vagas para o Doutorado e 20 vagas para Mestrado. O edital para as inscrições está previsto para ser divulgado até o fim deste mês.

02 copy copy

Segundo um dos idealizadores do projeto, professor Vilmar Malacarne, o programa tem que ser produzido e aprovado em primeira instância dentro da Instituição. Cumprindo essa primeira parte ele deve ser enviado e aprovado pela coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que ocorreu em janeiro deste ano.

O professor Vilmar explica ainda que posteriormente aprovado na Capes, o projeto retorna à Instituição e passa por outras duas aprovações nas reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que ocorreu semana passada e obtive êxito, e a do Conselho Universitário (COU), que ocorrerá em 24 de março.

01 copy copy copy copy

O professor Tiago Emanuel Klüber, que coordena o programa, comenta que a princípio ficou com esta responsabilidade para preencher todos os aspectos que são necessários na plataforma, organizar as informações e gerenciar o processo online. “Serei o coordenador temporário, ou institucionalmente falando Pro Tempore, até que se instaure o programa. Depois de tudo pronto e a formação da primeira turma, aí teremos uma nova reunião para sabermos quem continuará nesta função”, afirma.

Sobre o fato do projeto ter sido aprovado simultaneamente Mestrado e Doutorado, Klüber salienta a que chegaram ao ponto em que perceberam que tinham maturidade o suficiente para dar conta deste que é um projeto grandioso. “Precisávamos de apoio profissional e é um feito pioneiro no Oeste e Sudoeste do estado do Paraná ter um Mestrado e Doutorado ao mesmo tempo. Isso beneficia outras regiões, não só da nossa esfera ou do Brasil, mas da América Latina” finaliza o professor Tiago.

03

O professor Vilmar Malacarne é graduado em Filosofia e possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É doutor em Educação por meio da Universidade de São Paulo (USP). O docente Tiago Emanuel Klüber é graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), possui Mestrado em Educação por meio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).