Telemedicina usa tecnologia como forma de partilhar o conhecimento científico

Telemedicina

A telemedicina no HUOP iniciou em 2017, mas foi consolidada apenas em 2011. É uma ferramenta tecnológica que promove o uso da tecnologia para comunicação e transmissão de informação científica em tempo real, o que para medicina e consequentemente para os pacientes é um grande avanço.

Os acadêmicos de medicina que participam desta modalidade de aula têm a oportunidade de assistir e aprender com os casos reais, já que a sala de aula e o centro cirúrgico são espaços limitados. E a troca de informações e conhecimento prático entre acadêmicos e profissionais em tempo real após o término do procedimento fazem parte deste processo de ensino-aprendizagem, mesmo que estejam em outras regiões do País.

A telemedicina aqui em destaque abrange as áreas de dermatologia, pediatria, neurocirurgia, área cirúrgica digestiva, psiquiatria e enfermagem. Podemos citar projetos como o do Dr. Hirofumi Uyeda, chamado teledermato, o qual se baseia em uma videoconferência com as Universidades Estaduais do Paraná, em que vários representantes se unem para discutir sobre problemas, soluções e inovações na área de dermatologia. A Universidade Federal do Paraná também participa das reuniões para debater casos relacionados à teledermato. É a Unioeste fazendo estória na educação!

Acesse o site da TV Imago, a Web TV da Unioeste.