Projeto sobre perda de soja no campo é tema de pesquisa

Sem título copy copy copy copy

O quanto se perde no campo? Este será o tema de um projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Mary Arends-Kuenning da Universidade de Illinois, Estados Unidos, em parceira com os professores Pery Francisco Assis Shikida e Rafael Mattiello, ambos da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Sendo o Brasil um dos países que mais desperdiçam alimentos no pós-colheita, sua redução tem sido amiúde contemplada como um dos meios prioritários para maximizar a sua oferta para todos os extratos da população. O objetivo do projeto é realizar um diagnóstico por intermédio da aplicação de questionário aos proprietários rurais do Oeste e Sudoeste do Paraná com o intuito de analisar os principais aspectos ligados as perdas pós-colheita desses produtores. A metodologia pensada procura abranger desde o pequeno, médio e grande produtor, coletando dados para ampliar a produtividade do homem no campo.

O assessor adjunto de Relações Internacionais, professor Rafael Mattiello, conta que a renomada Universidade de Illinois como parceria internacional nesta pesquisa implica em potenciais benefícios para a academia paranaense. Para ele, “a ampliação da rede de relacionamentos internacionais da Unioeste, com este projeto conjunto com a Universidade de Illinois, proporciona visibilidade institucional em uma das grandes áreas de pesquisa de nossa universidade, no que tange o desenvolvimento regional e agronegócio”.

O questionário será aplicado pelos professores da Unioeste aos produtores vinculados as Cooperativas Primato e Lar, em 2017. Para viabilizar a pesquisa, Universidade de Illinois irá repassar a Unioeste mais de R$ 150.000,00 mil por intermédio de convênio específico. Para Mattiello, “o bom deste projeto é que além de potencialmente diminuir as perdas e consequentemente aumentar a produtividade e competitividade dos produtores rurais, a posterior publicação desta pesquisa em revista de renome trará uma grande visibilidade para a nossa região”.

Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais é um departamento especializado que está comprometido em maximizar transversalmente a cooperação interinstitucional e internacional em todos os níveis, por meio dos programas de graduação e pós-graduação, da pesquisa, inovação e extensão. Esta estratégia busca criar um ambiente multicultural com as melhores universidades do mundo e consolidando a sua postulação como uma Instituição referência na América Latina.

Para mais informações sobre este projeto ou sobre os variados serviços prestados pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, acessar a página www.unioeste.br/ari ou entrar em contato por meio do telefone (45) 3220-5682.