36 alunos aprovados no Revalida escolhem a Unioeste

LOGOCERTA copy

O Ministério da Educação divulgou em 01 de fevereiro de 2017 os resultados do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – Revalida/2016. Dentre os aprovados, 36 optaram pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) como revalidadora de seus diplomas.

Os médicos aprovados conquistaram o direito de atuar profissionalmente no Brasil, após terem seus diplomas registrados nas universidades credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC) /Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep). Dos 36 aprovados no Revalida, 17 são de nacionalidade brasileira, e 19 são estrangeiros, sendo 15 cubanos, dois paraguaios, um boliviano e um colombiano.

Entre os brasileiros aprovados, 13 se formaram em instituições do Paraguai e 8 na Bolívia, tendo os cursos concluídos recentemente, entre 2014 e 2016. Os cubanos, paraguaios e o colombiano formaram-se no seu país de naturalidade, entre os anos de 2003 e 2015.  Já o boliviano teve sua formação feita em Cuba no ano de 2013.

O Revalida, é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e tem como objetivo o reconhecimento dos diplomas de medicina expedidos em instituições de educação superior estrangeiras. Para poder atuar como médico no Brasil, o estudante formado precisa revalidar o diploma.

O programa foi criado em 2009 como projeto-piloto, e no ano de 2011 foi instituído pela portaria do MEC Nº278/2011. Desde então a Unioeste faz parte das instituições de ensino que estão credenciadas a contribuir na metodologia de avaliação, na supervisão e na aplicação da prova, bem como na realização do registro da revalidação dos diplomas estrangeiros por meio da diretoria de registros de diplomas. “O Revalida tem uma importância muito grande para a Unioeste pois é uma forma de prestação de serviço para a sociedade, então se encaixa na função da Instituição, cedendo espaço para programas que favoreçam a comunidade”, afirma Elza Corbari, Diretora de Registros e Diplomas da Unioeste.

Nos primeiros três anos participando do programa, a Unioeste não obteve nenhuma revalidação. A partir de 2014 a Instituição teve diplomas revalidados, totalizando 56 até o ano atual. Em 2016, três universidades paranaenses fizeram a revalidação. Além da Unioeste, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) contribuíram com o programa.

A prova

O exame é feito em duas etapas. A primeira é uma avaliação escrita, composta por prova objetiva, com questões de múltipla escolha e discursivas, a segunda é prática, com avaliação de habilidades clínicas. O exame é orientado pela Matriz de Correspondência Curricular para Fins de Revalidação de Diplomas de Médico Expedidos por Universidades Estrangeiras. Na matriz foram definidos os conteúdos e as competências e habilidades das cinco grandes áreas de exercício profissional: Cirurgia; Medicina de Família e Comunidade (MFC); Pediatria; Ginecologia-Obstetrícia e Clínica Médica. Além disso, estabelece níveis de desempenho esperados para as habilidades específicas de cada área.