SESMT promove eleição da CIPA na Reitoria

CIPA 02

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), da Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), implantará já no próximo mês a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na Reitoria. Todos os campi da Universidade terão sua própria comissão.

A inscrição para ser um dos quatro integrantes da CIPA - Reitoria vai até dia 14 e a eleição ocorrerá em 22 e 23 de fevereiro. Somente servidores efetivos podem se candidatar aos cargos oferecidos sendo que mais quatro serão indicados pela direção da unidade, assim totalizando 8 membros.

O tempo de exercício nos cargos serão de 12 meses a contar a partir de março de 2017. Uma vez ao mês a comissão da CIPA - Reitoria irá realizar treinamento e no final organizar uma semana dedicada a prevenção de acidentes.

Suas principais atribuições são discutir e ajudar na investigação dos acidentes de trabalho, sugerir medidas de prevenção e neutralização dos riscos ambientais, realizar inspeções de segurança na empresa, seja por causa de denúncia ou iniciativa própria. Além desses, a CIPA - Reitoria também pode sugerir cursos de melhorias e adequações no ambiente de trabalho sempre que necessário, elaborar mapa de riscos da empresa com parceria com o SESMT e outros.

A CIPA - Reitoria faz parte do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e seu objetivo é observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir os riscos existentes. Sua missão é preservar a saúde e integridade física dos servidores.

CIPA 01