Unioeste e Parque Tecnológico fecham parceria de doutorado

01 copy

Ocorreu na tarde de hoje, 25, uma cerimônia na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), para assinar o termo de cooperação técnica e científica, entre a Instituição e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para dar início ao curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Dinter).

Na ocasião da assinatura o reitor Paulo Sérgio Wolff disse que atualmente a Unioeste conta com 50 programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. “A medida que possibilita uma parceria com outras instituições isso enriquece ainda mais a Universidade, pois capacita as pessoas do PTI e da comunidade em geral”, comentou.

O vice-reitor Moacir Piffer disse também que o Dinter é um grande avanço na área de ensino e pesquisa do mais alto escalão. “Estendendo esse doutorado para a sociedade, mostra que existe uma necessidade da Unioeste crescer dentro do Estado do Paraná”.

O professor e coordenador do curso, Jandir Ferrera de Lima, conta ainda que o Dinter segue as regras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Desde a aprovação dele, em dezembro de 2015, ficamos um período de 12 meses em negociações para atender todas as partes envolvidas, tanto a Unioeste quanto ao PTI”, explicou ele complementando ainda que podem se inscrever pessoas da comunidade em geral desde que o candidato tenha concluído Mestrado reconhecido.

Também participaram da cerimônia os professores Pery Francisco Assis Shikida, Rafael Mattiello, Gerson Henrique da Silva (Pró-Reitor de Planejamento), Adriane de Castro Martinez Martins, Ricardo Rippel e a diretora de convênios Adriane Bilibiu.

Doutorado

O curso terá um prazo de 36 meses, prorrogáveis conforme regulamento. Após a assinatura das duas instituições, será divulgado edital em até 15 dias para abertura das inscrições, ofertando 15 vagas, destas 10 para o PTI e outras cinco para a comunidade externa.

O doutorado é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A Unioeste se compromete em ministrar o curso, disponibilizar os docentes, indicar o material didático e bibliografia, emitir os certificados de conclusão do curso, promover a divulgação e arquivar a documentação que compõe o processo seletivo. A Fundação Tecnológica Itaipu se responsabiliza pelos recursos financeiros, disponibilizar a infraestrutura física e operacional e providenciar o transporte da Barreira de Controle da Itaipu Nacional até o PTI.

02