Abertas inscrições para curso de italiano para a terceira idade

Italiano

As inscrições para o Projeto de Língua Italiana para a Terceira Idade (Proliti) estão abertas até o dia 10 de fevereiro e podem ser feitas no Centro de Comunicação, Educação e Artes (Ceca), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) na sala 83 (no 3º andar do prédio Centro de Ciências - salas de aula), das 9 às 12h. A partir do dia 1º de fevereiro as inscrições poderão ser feitas também das 14 às 19h, no mesmo local. O curso é gratuito e é oferecido por professores e acadêmicos do curso de Letras Português/Italiano, da universidade.

Há 15 vagas para alunos iniciantes e 15 para aqueles que querem praticar a conversação e relembrar o que já aprenderam em outros momentos. As aulas do Proliti - Gruppo A (avançado) - serão às terças-feiras, das 14h às 16h e as aulas do Proliti - Gruppo B (iniciante) - serão no mesmo dia da semana, mas das 16h às 18h.

Para a professora Dalila Mayara Barbosa, as aulas devem ser dinâmicas, expositivas e interativas, fazendo com que os alunos estejam imersos na língua e na cultura, que atuem, sejam protagonistas no processo de construção do novo idioma. “O desenvolvimento de outro idioma é sempre benéfico, em especial na terceira idade quando os alunos passam a ter mais tempo livre para a ocupação com atividades criativas e também com mais tempo para planejamento e realização de viagens” analisa Dalila.

Já para o acadêmico do curso de Letras Português/Italiano, Gabriel Roani Bonatto, "a beleza da língua italiana encanta a todos, e aprender na terceira idade é demonstrar não só humildade, mas também sabedoria de alguém que muito sabe e quer sempre conhecer mais", observa Gabriel, que ministrará as aulas com a colega de curso, Alessandra Santi Guarda.