Unioeste aprova Mestrado e Doutorado em Ciências e Educação Matemática

Logo

Foi aprovado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), em nível Mestrado e Doutorado.

Os coordenadores institucionais da proposta, os professores Tiago Emanuel Klüber, explica que a aprovação simultânea de mestrado e doutorado é uma conquista histórica no âmbito da Unioeste, sendo o primeiro programa a ser aprovado nesses moldes. “O programa foi aprovado já na primeira avaliação, obtendo o conceito 4, na recomendação, que indica o alto potencial de pesquisa e dos docentes que compõem a proposta” explica Klüber.

De acordo com o professor Tiago, o objetivo geral do programa é formar pesquisadores comprometidos com o avanço científico no que concerne à Educação em Ciências e Educação Matemática. Como o programa é de característica multi e interdisciplinar, está direcionado a pesquisadores de diversas áreas que tenham interesse em temas relacionados a educação. “Poderá, nesse sentido, acolher um grande número de graduados e mestres já formados na região, mas que, até o momento, tinham de buscar exclusivamente outros centros de pesquisa e pós-graduação na área da Educação Ciências e Educação Matemática, principalmente ao nível do doutorado. A região oeste será extremamente beneficiada com a implantação do PPGECEM”, comenta o professor Tiago.

Segundo o professor Tiago, a abertura de edital de inscrição e divulgação do número de vagas ofertadas será feita posteriormente, depois da tramitação interna necessária à implantação do programa. Portanto, ainda não há previsão de abertura e datas de processo seletivo.

O programa conta com 10 docentes permanentes e 3 colaboradores e está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Porém, ele é constituído por docentes do Centro de Ciências Biológicas (CCBS), Centro de Engenharias e Exatas, do Campus de Toledo, e Centro de Comunicação, Educação e Artes (CECA).

Além dos professores da Unioeste, há três docentes externos à Unioeste, oriundos da Universidade Estadual Paraná (UNESPAR), Campus de Campo Mourão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Toledo, e da Universidade Estadual de Maringá (UEM). “O programa terá duas linhas de pesquisa, muita bem definidas e articuladas. São elas: Educação em Ciências e Educação Matemática. Na primeira delas há cinco docentes permanentes e um colaborador. Na segunda, cinco permanentes e dois colaboradores”, finaliza.