Servidoras do HUOP apresentam trabalhos em Congresso Nacional

IMG 20161113 WA0016
As enfermeiras Ana Paula Contiero Toninato e Eliana Roldão dos Santos Nonose, durante o Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal

Dois trabalhos científicos foram apresentados por servidoras do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) no IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal e II Congresso Internacional de Enfermagem Neonatal. O Congresso aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, durante os dias 11 a 15 de novembro.

O primeiro trabalho intitulado “Inserções dos pais nos cuidados do recém-nascido prematuro hospitalizado em uma unidade neonatal” é parte de um resultado obtido por meio do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA) “A importância da participação dos pais nos cuidados dos recém-nascidos prematuros na Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital Universitário de Cascavel/PR”, projeto que iniciou em 2012 e foi finalizado em 2015.

Segundo a coordenadora, enfermeira Eliana Roldão dos Santos Nonose, vários estudos apontam esta importância da presença dos pais durante a hospitalização do filho. “O desenvolvimento deste projeto teve como objetivo principal verificar se a participação dos pais nos cuidados do recém-nascido prematuro contribui para redução do período de hospitalização. Como resultados dessa pesquisa, verificamos que houve uma importante redução no período de hospitalização dos recém-nascidos que permaneceram acompanhados pelos pais por maior tempo”, explica.

A coordenadora ainda coloca que, para que os pais permaneçam juntos dos seus filhos, é preciso oferecer melhores condições estruturais e também é importante que a equipe de enfermagem esteja preparada para o reconhecimento das dificuldades da família, podendo assim articular e traçar estratégias com o restante da equipe multiprofissional acolhendo estes pais e garantindo a maior participação deles durante o período de hospitalização.

O segundo trabalho apresentado "Perfil das internações hospitalares em crianças menores de um ano de idade" faz parte do PDA "Perfil dos recém-nascidos internados na Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital Universitário de Cascavel/Pr", que ainda está em andamento.

Este projeto, segundo a coordenadora, tem o objetivo de caracterizar as internações hospitalares em crianças menores de um ano de idade no HUOP. “Como conclusão tivemos que o número de internações em menores de um ano vem aumentando consideravelmente, sendo necessária a investigação dos fatores que contribuem para esse desfecho, uma vez que grande parte dessas hospitalizações poderiam ser evitáveis”, comenta.

“Existe um forte componente neonatal associado a estas internações, uma vez que as principais causas ocorreram por afecções originadas no período perinatal, ficando evidente a necessidade de conhecer melhor o perfil epidemiológico dessa população, bem como as variáveis maternas e assistência prestada no período pré-natal”, coloca a enfermeira.

Por conta disso, o projeto vem sendo desenvolvido visando conhecer o perfil materno-infantil da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Instituição, pois além de ser essencial este conhecimento, a equipe passa a estar mais preparada para atender as demandas existentes, garantindo qualidade no atendimento e a redução da mortalidade infantil.

Fazem parte do projeto a enfermeira Eliana e a técnica de enfermagem Dariane Barbosa da Silva Bazzo, que atuam na UCI; a enfermeira Ana Paula Contiero Tonitato e a técnica de enfermagem Marinalva de Almeida Brizola, que fazem parte da UTI Neo Natal; e a técnica de enfermagem Rosana Aparecida Bittencout Pereira, que trabalha atualmente na Maternidade.