Unioeste e prefeitura de Toledo discutem educação inclusiva

Foto site copy copy

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) poderá ser parceira do município de Toledo num projeto de qualificação de profissionais que atuam na educação especial inclusiva. O futuro projeto foi discutido ontem pelo Reitor, Paulo Sérgio Wolff, que acompanhado da coordenadora do Programa de Educação Especial da Unioeste (PEE), Professora Doutora Lúcia Zanato Tureck, recebeu no gabinete da Reitoria a equipe da Secretaria de Educação do município de Toledo, do Conselho Municipal de Educação e do Fórum de Educação daquele município.

A diretora do Departamento de Ensino, Neusa Koval, destacou que a participação da Unioeste neste processo é fundamental, pois atenderá uma demanda existente naquela região. “Nós temos um levantamento do Conselho Municipal de Educação que identificou 280 alunos com deficiência, necessitando de ensino especial”.

O Reitor lembrou que a Unioeste já tem em seu histórico a qualificação de professores para a educação especial, quando na década de 1990 ofertou os estudos adicionais em educação especial.

A coordenadora do PEE afirma que essa solicitação da Secretaria Municipal de Toledo demonstra o compromisso e participação da Instituição no cumprimento do direito à educação. “E que esta educação seja de qualidade, o que exige uma qualificação continuada dos professores”.

Na reunião ficou acertado que no início de fevereiro haverá uma nova rodada de trabalhos para melhor definição do projeto.